Os quatro remanescentes, que
promovem o CD “100% Charlie Brown Jr”.

Eles surgiram nas ondas do rádio em meados de 1997, mais ou menos na época da inaguração da 96 Rock emissora que deu novo alento aos ouvintes curitibanos, órfãos da Estação Primeira e da Alternativa. No primeiro hit, O Couro Vai Comer, os caras do Charlie Brown Jr. anunciavam que invadiriam a cidade. Invadiram também as paradas de sucesso, de onde nunca mais saíram.

Com um som que mistura influências do funk ao hardcore, passando pelo ska, Chorão e sua trupe se firmaram no panteão de estrelas da música brasileira. As letras foram ganhando consistência ao longo dos anos, libertando a banda santista do rótulo de “grupo de skatistas”. Temas como sexo, drogas e skate cederam espaço às reflexões e críticas sociais. É esse “novo” Charlie Brown que o público curitibano verá amanhã, a partir da meia-noite, no Moinho São Roque.

Lugar ao Sol é a música de trabalho do último CD do grupo, 100% Charlie Brown Jr. Abalando a sua fábrica, base do show. Outras faixas refletem o amadurecimento do quarteto, denunciando as mazelas do governo federal e de grande parte da classe política. Em dez anos de estrada (foram cinco até gravar o álbum de estréia, Transpiração Contínua Prolongada), os “manos” obtiveram três prêmios da MTV: revelação no VMB de 1998, melhor clipe de rock em 2001 e melhor clipe na escolha da audiência, também no ano passado. Tanto sucesso rendeu à banda também uma homenagem inusitada. Proibida pra Mim, um dos maiores sucessos do disco de estréia, voltou às rádios em 2002, na versão acústica de Zeca Baleiro.

Sem gravar em 98, o Charlie Brown lançou o segundo álbum em 99. Zóio d’Lula e Não Deixe o Mar Te Engolir foram os hits de Preço Curto, Prazo Longo nome pra lá de sugestivo para um CD com nada menos que 25 faixas. Em 2000, veio Nadando com os Tubarões, que trouxe os sucessos Rubão e Não É Sério, com a participação de Negra Lee, da banda RZO (cortada na versão que foi executada nas rádios de Curitiba). Com a saída do guitarrista Thiago Castanho, no ano passado, a nova formação do Charlie Brown ficou assim: Chorão (vocal), Champignon (baixo), Marcão (guitarra) e Pelado (bateria).

***

O Moinho São Roque fica na Rua Desembargador Westphalen, 4000, no Parolin. Os ingressos estão à venda por R$ 15,00 nas lojas Maha, Sumatra e Armazém do CD.