A Caixa Econômica Federal é patrocinadora do espetáculo O Duelo, que a mundana companhia traz a Curitiba, de 24 a 27 de abril, no Teatro Sesi, no Jardim Botânico. A adaptação da novela homônima do consagrado contista, dramaturgo e novelista russo Anton Tchekhov (1860-1904) é de Vadim Nikitin e Aury Porto, que também é idealizador do projeto e divide a produção com a atriz Camila Pitanga.

A direção é de Georgette Fadel e o elenco é formado por Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzavara, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino.

 

A história inquietante, escrita em 1891, se desenrola sob o calor quase alucinógeno do litoral do lendário Mar Negro. Ali surge a tensão entre dois personagens com visões de mundo antagônicas: um, a típica caricatura do herói romântico russo sem caráter; o outro, um darwinista social.

 

Repleta de simbolismo, a montagem conta com música ao vivo, um vigoroso trabalho corporal feito por Tarina Quelho, direção vocal e interpretativa de Lúcia Gayotto, iluminação de Guilherme Bonfanti e direção de arte de Laura Vinci. Algumas das 92 peças que compõem o figurino criado por Diego Costa foram assinadas pelos estilistas convidados Alexandre Herchcovitch, Paula Pinto e Lino Villaventura. Compõe a cenografia obra do artista plástico carioca Franklin Cassaro.

O Duelo é a sexta encenação da mundana companhia (sempre escrito com letras minúsculas) e encerra uma tetralogia de autores russos iniciada com O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, apresentada no Rio de Janeiro em 2011 (Galpão do Espaço Tom Jobim) e 2012 (Fábrica Bhering).

A mundana companhia:  

Desde o ano 2000, inspirados pela militância política dos artistas de teatro de São Paulo que participavam do movimento “Arte contra a Barbárie”, Aury Porto e Luah Guimarãez desejavam criar um núcleo artístico formado essencialmente por atores-produtores. A partir daí, um diretor, com afinidades afetivas e estéticas com os membros da companhia, seria convidado a participar de cada produção.

A mundana companhia já produziu os espetáculos: A Queda, em 2007, adaptado e dirigido por Aury Porto a partir do romance homônimo de Albert Camus; Das Cinzas, de 2009, texto de Samuel Beckett adaptado e dirigido por Aury Porto, em parceria com a atriz e dançarina francesa radicada no Brasil Renée Gumiel; O Idiota – uma novela teatral, de 2010, adaptação da obra homônima de Fiódor Dostoiévski com direção de Cibele Forjaz; Tchekhov 4 – Uma Experiência Cênica, de 2010, com direção do russo Adolf Shapiro; Pais e Filhos, de 2012, nova direção de Shapiro para adaptação do romance homônimo de Ivan Turguêniev.

Serviço:

Local: Teatro Sesi (Av. Comendador Franco, 1341 – Sede do Sistema Fiep no Jardim Botânico)

Data: 24 a 27 de abril de 2014

Horários: quinta-feira a domingo às 20h

Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)

Informações: (41) 3271-7719

Disk Ingressos: (41) 3315-0808

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Duração: 200 min