O Grupo Anima lança o CD Espelho em turnê por oito cidades brasileiras, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Ganhador de vários prêmios e apresentações em várias cidades do mundo, o Grupo Anima, existente desde1988, conta com a formação: Luiz Fiaminghi (rabecas brasileiras), Valéria Bittar (flautas-doce, flautas indígenas brasileiras), Patrícia Gatti (cravo), Isa Taube (voz), Dalga Larrondo (percussão) e Ricardo Matsuda (viola brasileira). Esse projeto conta com o Patrocínio da Petrobras.

Repertório da apresentação: Stela Splendens in Monte (Anônimo do século XIV), Dos Estrelas le Siguen de Manuel Machado (Lisboa, 15990 – Madri, 1646), A Chantar da Comtessa de Dia, século XII, Chominciamento di Gioia / Aboio (Anônimo do século XIV/Tradição oral brasileira) e Rorate Caeli Desuper (Canto Gregoriano). Da tradição oral brasileira o Grupo Anima interpretou: Engenho Novo, Bendito Menino Jesus, Jongo, Sereia, Beira-mar, Casinha Pequenina, Na Hora das Horas e Viva Janeiro. De Ricardo Matsuda: Santidade/Mundano, Caleidoscópio e Lamento. Arranjos do Grupo Anima, Ricardo Matsuda e Fernando Carvalhaes. Direção cênica de Lume Teatro (Raquel Hirson e Jesser de Souza). Figurinos de Márcio Tadeu. Desenho de Luz de Eduardo Albergaria.

O CD Espelho é o quarto do Grupo Anima e explora os repertórios de música antiga européia, especialmente de linguagem modal e  da música de tradição oral brasileira, unindo-os em uma linguagem musical que reflete a ausência de barreiras entre popular e erudito, o tradicional e o novo. O CD contou com a participação do medievalista, musicólogo, compositor, arranjador e cantor, Fernando Carvalhaes Duarte. ?É uma alegoria musical que parte da hipótese que a música é também um poderoso espelho capaz de refletir culturas e mundos distantes, mensagens escritas há muito tempo e captadas hoje ? refletidas por nós?, explica Valéria Bittar.

Prêmios do Grupo Anima: Vencedor do Prêmio Estímulo pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de Campinas (1993), vencedor do Prêmio ?Melhor Conjunto de Música de Câmera? pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em Música Erudita (1998) e vencedor do Prêmio ?Melhor Conjunto de Música de Câmera? no V Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita, (2000). O grupo foi ainda indicado ao IV e VIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita, na categoria ?Melhor Conjunto de música de Câmera? em 1999 e 2003, respectivamente.
 
Serviço:
11 de novembro, 20h ? Curitiba
Local: SESC ESQUINA  
Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969  tel: (41) 3322-65 00