Um novo espaço cultural com um conceito diferenciado é a mais recente proposta do Grupo Positivo. O Teatro Positivo Jardim Ambiental, inaugurado oficialmente no mês de fevereiro, abre suas portas para o público no próximo dia 15, com programação voltada para os espectadores infantis, de 4 a 12 anos. Para a abertura do espaço, não podia ser feita escolha mais adequada do que a apresentação da peça teatral O Menino Maluquinho – com texto de Ziraldo e montagem inovadora da artista paranaense Rosy Greca. A peça é uma adaptação feita exclusivamente para o novo espaço do Teatro Positivo e ficará em cartaz até o dia 6 de junho.

O Menino Maluquinho foi criado em 1980 por Ziraldo e, desde então, inserido na literatura brasileira, tendo vendido, até os dias atuais, mais de 2 milhões e meio de exemplares da obra, sendo o livro brasileiro mais traduzido no mundo. Devido ao sucesso do garotinho levado, desde a sua criação, o personagem ganhou espaço nas telas da TV e do cinema e nos palcos de todo o Brasil. Agora, o espetáculo conta com uma montagem especialmente desenvolvida para a abertura do novo Teatro Positivo. A peça ficará em cartaz com 12 apresentações, marcando a estreia do ator mirim Daniel Fabro Gómez, de 8 anos, nos palcos curitibanos.

A identificação das crianças de gerações anteriores com o personagem, que apronta suas travessuras na ânsia de desfrutar da vida e encanta a todos pela sua pureza, com certeza se repetirá com os pequeninos dos anos 2000 e reviverá no público adulto o sentimento da inocência que só se tem na infância.

Para todas as idades

De acordo com Rosy Greca, a integração da arte de contar histórias com a música e o teatro é o que faz a peça O Menino Maluquinho resgatar nas crianças a brincadeira, o lúdico, a poesia, a fantasia, dentre outras características que se perderam da infância. “A arte vem como um espelho, como forma de refletir os conflitos”, declarou Rosy, apontando que é “difícil ser criança” e por isso a necessidade de se promover ações direcionadas a elas, com o que possam se identificar, levantar questionamentos e buscar suas próprias respostas.

Mas o que faz com que este clássico da literatura brasileira tenha um sucesso tão duradouro é o fascínio que causa também nos adultos. E a explicação para isto, segundo Rosy, é o poder que O Menino Maluquinho tem de despertar no adulto a sua criança interior. A relação do personagem com o tempo, com a preocupação de crescer e ser a pessoa “mais legal do mundo” faz a obra refletir “a criança, tanto para o público infantil, quanto para o adulto. Daí seu fascínio, sua magia e empatia com o leitor e o espectador em geral”, defende a artista. “É uma obra que revela a todos a plenitude da infância e a importância de mantê-la sempre viva ao longo de nossas vidas”, completa.

Rosy Greca ainda ressalta que vê o novo auditório do Teatro Positivo como “uma colaboração expressiva no esforço conjunto da sociedade brasileira na luta pela preservação da infância, hoje seriamente ameaçada pela sociedade contemporânea, além de oportunizar espaço para as montagens paranaenses”. Para Marcelo Franco, diretor-geral do Teatro Positivo, “quanto mais espaços culturais Curitiba tiver, mais a população terá oportunidades de acesso à cultura”, ressaltando que o novo auditório tem localização privilegiada, no bairro Alto da XV, e que os valores das peças também serão acessíveis.

Serviço:

Teatro Positivo
Rua Itupava, 985, Curitiba/PR
Telefone: (41) 3360-1900
Data: De 15 de maio a 06 de junho
Horário: sábados – 16h e domingos – às 10h30 e 16h
Valor: R$ 12,00 – inteira e R$ 6,00 – meia.
Ingressos a venda pelo Disk Ingressos.