Neste sábado, 12 de março, às 20 horas, O Festival de imagem da Lapa apresenta o longa-metragem O Preço da Paz. Inteiramente rodado no Paraná, sendo que boa parte na cidade da Lapa, o filme narra os fatos que  mais marcaram a chamada Revolução Federalista e a trajetória de um grupo de idealistas gaúchos que parte rumo ao Rio de Janeiro na tentativa de juntar forças para depor o então Presidente da República Marechal Floriano Peixoto.

Com Herson Capri, Lima Duarte, Giulia Gam, Camila Pitanga, Danton Mello e José de Abreu, O Preço da Paz coloca em evidência a garra e a determinação dos heróicos gaúchos que ficaram conhecidos ao longo do tempo como "Maragatos". Um golpe do Presidente Floriano fecha e logo em seguida reabre o Congresso Nacional, para colocar a mesa de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha. No sul do país, inconformados, os idealistas revolucionários Maragatos se insurgem e vão se juntar às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, deporem o Presidente.

Lançado no Brasil, em 2003 o longa ganhou os Kikitos de Ouro de Melhor Edição e Melhor Direção de Arte, além do Prêmio do Júri Popular, no Festival de Gramado, O Preço da Paz teve mais de 1300 figurantes, 37 sets de filmagens e a trilha sonora composta por Jaime Zenamon foi executada pela Orquestra Sinfônica de Berlim.

Serviço:
12 de março, às 20 horas, O Festival de imagem da Lapa apresenta o longa-metragem O Preço da Paz. Maiores informações com Antonio Carlos pelo fone (41) 9972-4792.