Foto: Divulgação
Shopping Mueller traz obras de Nicholas Röerich.

Curitiba recebe hoje uma exposição com obras do Museu Nicholas Röerich, de Nova York. Trata-se da mostra Bandeira da paz, que o Shopping Mueller promove no Espaço Cultural Café do TOP para celebrar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Paz. O artista russo Nicholas Röerich foi o criador da Bandeira da Paz, um dos mais conhecidos símbolos da paz e da cultura, que apresenta três esferas rodeadas por um círculo na cor vermelha escura sobre um fundo branco. As esferas representam as ciências, religiões e artes e ficam dentro do circulo da cultura, que também simboliza a eternidade do tempo, o passado, o presente e o futuro.

A mostra no piso cinemas será composta por cartões-postais, pinturas de diversas dimensões, fotos e pela própria Bandeira da Paz, confeccionada em cetim e resina pelo artista plástico paranaense Fernando Araújo. Além disso, a exposição complementa um movimento que envolverá distribuição de panfletos e brindes sobre o tema, para que os visitantes conheçam um pouco sobre a história de Nicholas Röerich, sua obra e o Pacto de Röerich. No piso subsolo, será montado um túnel da paz onde as pessoas poderão deixar mensagens sobre o tema penduradas pelas paredes. O túnel, visto pelo alto do vão das escadarias do shopping, terá a forma da bandeira da paz.

?Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre Nicholas Röerich e a herança de seu trabalho, o Pacto de Röerich e o movimento mundial pela cultura e pela paz. Ele deu uma contribuição muito importante para a humanidade e queremos fazer nossa parte pela continuidade do trabalho dele?, afirma Suzane Soifer, responsável pelo Espaço Cultural Café do TOP.

Finalmente, para o dia 25 de julho, Dia Internacional e Municipal da Cultura e da Paz , várias atividades complementares estão programadas no Shopping Mueller. A exposição Bandeira da paz permanece no Espaço Cultural Café do TOP, no piso cinemas do Shopping Mueller, até o dia 4 de agosto.

Serviço

De 7 de julho a 4 de agosto de 2007. De segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas; aos domingos, das 11 às 22horas.