A ópera, em cartaz no Guairinha, é
cômica e dura apenas 45 minutos.

Continua até domingo, no Guairinha, a temporada da ópera cômica La Serva Padrona. As apresentações são às 20h30 e o ingresso custa R$ 16,00. A produção do Centro Cultural Teatro Guaíra tem direção cênica de Roberto Innocente e a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi.

La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, é uma ópera de um ato, com 45 minutos de duração. Ela teve sua estréia em 1733, no Teatro São Bartolomeu, em Nápoles, e foi apresentada inicialmente como parte de uma ópera séria, mas acabou se tornando a obra mais conhecida de Pergolesi.

La Serva Padrona conta as desventuras da criada Serpina, educada desde a infância pelo patrão Uberto. Anos mais tarde, Serpina cai de amores pelo patrão e prepara uma série de ?armadilhas? para conseguir casar com Uberto, com a cumplicidade do criado Vespone.

Para esta temporada, o Centro Cultural Teatro Guaíra fez audições para a escolha dos solistas, soprano e baixo. Também foram preenchidas 18 vagas para assistência de regência, direção, cenografia, iluminação, figurino, adereços, maquiagem e atuação. Esta foi a primeira vez que o CCTG ofereceu este tipo de vagas. "É uma ótima contribuição para a formação profissional’, disse a diretora artística do CCTG, Nena Inoue. As vagas foram abertas para estagiários de nível superior (estágio remunerado) e para estudantes de 2.º grau (sem remuneração).

Como solistas foram selecionados os cantores Bruno Spadoni (baixo) e Tatiana Aguiar (soprano). Ator convidado: Mário Zanata. Os assistentes aprovados são: Direção musical: Márcio André Silva Steuernagel. Direção cênica: Ana Rosa Genari Tezza. Atores/estagiários: Ricardo Leandro de Jesus, Cleber Pereira Borges, Ariane Nonato dos Santos, Patrícia Ramos. Produção: Rodrigo Cunha dos Santos, Ronie Rodrigues Suizani. Cenografia: Fernanda Letícia Dall’Agllio Zamover, Carila Matzenbacher, Cezar de Faria Lemos. Iluminação: Luciana Assis Navarro e Ronie Zanella. Figurinista: Alexandra Letícia Dutra Zevallos, Fernanda Chiese da Silva, Juliana R. Morsch Araújo. Maquiagem: Flávia Sampaio.