O Original Café, bar conhecido como o “Clube de Jazz de Curitiba”, completa seis anos no dia 5 de junho e traz Anna Toledo e Original Jazz Combo, como uma das grandes atrações programadas para o seu mês de aniversário. A banda se apresenta na próxima sexta e sábado, 4 e 5 de junho, às 23 horas.

Formado por músicos com tradição jazzística, o grupo resgata o som dos jazz-combos dos anos 30, mais especificamente no estilo das bandas de Nova Iorque e Chicago. A palavra combo é um nome genérico para qualquer combinação instrumental, mas acabou ficando associada a pequenas formações jazzísticas.Estas bandas continham em si o embrião do que viria a ser a perfeita fusão da música rítmica ?negra? com a música orquestral ?branca?“, explica o idealizador do projeto e proprietário do bar, Arthur Ávila.

Reunindo o melhor time de jazzistas curitibanos, e com sofisticados arranjos, desde que foi criada há três anos, a banda fez sucesso imediato, repercutindo além das paredes do Original Café e fazendo shows inclusive fora do Paraná. Por incompatibilidade das agendas de seus integrantes, no entanto, as apresentações foram ficando cada vez mais raras, reduzindo-se apenas a três shows no ano passado e mais algumas transmissões para rádio. A paixão pela banda, no entanto, permaneceu -a Original Jazz Combo é até hoje a campeã de acessos e pedidos no site do Original Café- e por isso mesmo, não poderia deixar de fazer parte das comemorações do aniversário da casa que teve como musa inspiradora, Anna Toledo, vocalista da banda.

Vivendo hoje em São Paulo, a cantora e atriz Anna Toledo se divide entre vários projetos. Entre alguns de seus últimos trabalhos estão: o musical “O Beijo da Mulher Aranha”, do qual fez parte ao lado de Miguel Falabela e Claudia Raia, no ano de 2001. Em seguida participou durante dois anos do elenco do musical “A Bela e a Fera”, megaprodução da Disney. Em 2003, simultaneamente com a Bela e a Fera, participou de um projeto chamado “Palavras de Mulher”, um musical com canções de Chico Buarque, interpretado por três atrizes-cantoras. Mas no final de fevereiro desse ano, se desligou da produção teatral para, segundo ela, “voltar a ser cantora”.

Anna continua fazendo shows, principalmente em São Paulo, para divulgar seu primeiro cd solo, “Viva!”, lançado em 2001. Recentemente aceitou o convite de retomar a formação do Combo, e depois de um ano, volta a Curitiba para um show com a banda que está com nova formação, agregando os Glauco Sölter no baixo e Helinho Brandão nos saxofones. A banda vai contar ainda com Rogério Leitum no trumpete, Paulo Sabbag no piano, Maurici na bateria e no vocal, claro, a Anna Toledo. No repertório, arranjos baseados nos originais de Duke Ellington, Nelson Riddle e Count Basie, entre outros. A direção musical é do maestro Fernando Montanari.

O show com Anna Toledo e Original Jazz Combo acontece nesta sexta e sábado, 4 e 5 de junho, às 23 horas no Original Café que fica na Vicente Machado, 622, no Centro, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 323 4548.