O conceituado professor de música Roberto Hübner estará em Cascavel neste fim de semana, onde ministra uma série de cursos na 2ª Oficina da O.FI.CINA, numa promoção da Orquestra Filarmônica O.FI.CINA, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, através do Programa Paranização. As aulas terão carga horária de 12 horas e serão realizadas no Colégio Santa Maria, também parceiro no projeto.

Natural de Blumenau (SC), Roberto Hübner iniciou seus estudos musicais na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes daquela cidade entre 1973 e 1980. Estudou violino com os professores Leopoldo Kohlbach, Irene Flesch Baldin, Tereza Schorrenberg, Lolita Mello, Ariane Pfister Benda e Paulo Bosísio.

Graduou-se em Educação Artística pela FURB (Blumenau) em 1984 e em violino pela Embap, em 1989. Durante esse período foi aluno dos professores Moysés A. Castro e Paulo Bosísio. Em 1994 concluiu o curso de especialização em música – cordas – na Embap, tendo sido novamente orientado pelo professor Paulo Bosísio.

Participou de várias cursos, encontros, oficinas e festivais de música em todo o País como violinista barroco ou moderno. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau, tendo atuado de 1981 a 1992. Na época gravou com o grupo uma dezena de discos e participou de diversas turnês por todo o Brasil, além da Alemanha, Áustria e da então Tchecoslováquia, acompanhando solistas de renome como Antônio Meneses, Ingrid Haebler, Maurice André, Boris Belkin, Nelson Freire e Jean Pierre Rampal, entre outros.

Camerata

Em 1991 passou a lecionar na Embap e a integrar a Camerata Antiqüa de Curitiba e a Orquestra de Câmara. Foi escolhido como spalla dos dois grupos de 1996 e 1997, ocasião em que foram realizados inclusive concertos nos Estados Unidos e na Dinamarca. Com estes grupos ainda gravou vários CDs, e se apresentou em concertos também na Itália.

Lecionou na Escola de Música Villa-Lobos (Joinville-SC) de 1984 a 1996, na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (Blumenau-SC) em 1991, nas últimas oficinas de música de Curitiba trabalhou como assistente dos professores Manfredo Kraemer, Micaela Comberti e Luiz Otávio Santos. Atualmente Roberto Hübner é professor de violino e viola na Embap, e regente da Orquestra de Cordas. Além disto é 1º violista e o diretor musical da Orquestra de Câmara e da Camerata Antiqüa de Curitiba.

Serviço:
Data: 29 e 30 (sábado e domingo)
Local: Colégio Santa Maria
Horário: das 9 às 12 e das 14 às 18 horas
Informações: 3321-2109