O aniversário de 40 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) será comemorado com um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná nesta segunda-feira (28), às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Sob a regência do maestro alemão Peter Frank, a Orquestra Sinfônica executará obras de Tchaikovsky, Rachmaninov e Weber.

O pianista londrinense Marco Antonio de Almeida, radicado na Alemanha, será o solista da apresentação do Concerto número 1 para piano e orquestra de Rachmaninov. A apresentação da Orquestra é fruto de uma parceira do Ippuc com a Fundação Teatro Guaira e o Condor Supercenter Ltda.

Esta é a primeira vez que Peter Krank regerá a Orquestra Sinfônica do Paraná, em duas apresentações no Guairão. Peter Frank nasceu em Dresden, Alemanha. No seu país, dirigiu as orquestras de Weimar, Leipzig e Dresden e, no exterior, as filarmônicas de Praga (República Tcheca), São Petersburgo (Rússia) e a orquestra sinfônica de Tóquio (Japão), entre outras.

Realizou várias gravações com as orquestras de Berlim, Weimar e da Suécia. Em 1990 foi indicado para o cargo de maestro honorário e recebeu a comenda de "Cavaleiro da Ordem da Estrela do Norte" do rei da Suécia.