Para quebrar a redoma que cerca os jovens na adolescência e conversar com eles sobre temas importantes como drogas, sexo e gravidez precoce, nada melhor que falar a linguagem deles. Com isso em mente, a diretora Anna Zétola e a produtora cultural Luciana Narciso colocam novamente em cartaz a peça Adolescer.com, projeto educativo que visa informar adolescentes sobre os tabus próprios da idade.

Apesar das informações sobre estes assuntos serem acessíveis, muitas vezes o adolescente tem vergonha de procurar saber mais sobre os temas e não conversa com os pais. A reestréia vai falar para cerca de 8 mil adolescentes da rede pública de ensino, com espetáculos gratuitos, e para o grande público, com a troca de ingressos por alimentos não-perecíveis.

O projeto conta com o patrocínio da Schering do Brasil e com o importante apoio das empresas O Boticário, Orpec e do Centro Cultural Teatro Guaira. Além da atuação de atores experientes na cena curitibana e nacional, Adolescer.com abusa da música contemporânea e da linguagem digital para se aproximar dos jovens e passar as importantes mensagens sobre saúde.

As histórias dos personagens são narradas como se eles estivessem contando suas angústias e novas experiências em seus blogs ou diários virtuais, recurso muito comum entre os adolescentes de hoje. Os depoimentos abordam assuntos que afligem e despertam interesse dos jovens, como sexo seguro, Aids, gravidez precoce, acne, drogas, bebidas alcoólicas e virgindade. Cada caso tem como ponto de partida a visão do personagem que está narrando a história.

Para tanto, o cenário torna-se um grande diário virtual com interatividade dos atores em cenas de tempo real, que muitas vezes contracenam com cenas virtuais (vídeos projetados). ?Com isso, buscamos a linguagem atual, rápida e dinâmica, como se vê hoje na TV e na internet, fundamental para que se fale a mesma língua do jovem?, conta Anna Zétola que, ao lado de Luciana Narciso, efetuou uma longa pesquisa para escrever Adolescer.com. As autoras tiveram o apoio e o suporte dos médicos da Sociedade de Ginecologia do Paraná, além da ajuda de dezenas de jovens curitibanos de 12 a 20 anos.
Em 2005, a nova temporada em Curitiba de Adolescer.com levará os estudantes para assistirem a peça gratuitamente, além de fazer uma Turnê pelo interior do estado do Paraná no mês de setembro, em parceria com o projeto Paranização do Centro Cultural Teatro Guaira, atingindo mais de 5 mil jovens da rede pública de ensino nessa segunda etapa do projeto. 

A importância educacional não é o único ponto forte do espetáculo. Profissionais do mais alto gabarito assinam a equipe de criação. Além da direção de Anna Zétola, Adolescer.com conta com Beto Bruel (iluminação), Paulinho Maia (figurinos), Chico Nogueira (trilha sonora), Alvaro Bittencourt (assistência de direção e preparação dos atores), o cineasta Luciano Coelho (direção do vídeo), e ainda conta com animação do designer da MTV Arthur Carvalho e de Isabele Bittencourt que assina cenário. No elenco, é marcante a participação especial do ator global Luis Melo em vídeo, conferindo peso ao projeto pelo seu enorme talento e experiência, que se soma aos dos jovens talentosos atores curitibanos Caeli Gobato, Gabriel Gorosito, Marcelina Fialho, Renata Bruel e Renata Hardy.

Serviço
 

ADOLESCER.COM
Os dilemas de cinco adolescentes contatos através da interação de atores com seus diários virtuais e cenas reais. Com Renata Bruel, Renata Hardy, Gabriel Gorosito, Marcelina Fialho e Caeli Gobato. Participação especial em vídeo de Luis Melo.
Data: 2, 3, 9, 10, 16, 17 de agosto, às 19h30, e 27 e 28 de agosto, às 18h
Local: Teatro Guairinha  (auditório Salvador de Ferrante)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). Os alimentos serão doados a Instituições de Caridade. Os alimentos devem ser trocado com até 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro.