O espetáculo Desfile de Luz voltará a ser apresentado a partir desta terça-feira (6), às 20h, na Rua XV de Novembro. O show marca o acender da Galeria de Luz, principal atração de Natal do Instituto Municipal de Turismo,  formada por arcos com milhares de lâmpadas coloridas. 

“É um espetáculo inesquecível para que a população participe e sinta orgulho da cidade e para que os turistas tenham vontade de voltar a Curitiba”, diz o prefeito Luciano Ducci.

A Galeria fica na XV de Novembro entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto e foi criada pelo artista italiano Valerio Festi. Ela é acesa com o espetáculo Desfile de Luz. Bailarinos e malabaristas surgem em palcos móveis e passam em frente à galeria para interpretar a história do Natal. A narração é de Luís Melo.

O Desfile de Luz tem 40 minutos duração e 90% dos técnicos e artistas envolvidos são de Curitiba. Entre eles estão integrantes da companhia de Dança Masculina de Jair Moraes, coreógrafo e primeiro bailarino do Ballet Teatro Guaíra. A companhia é um projeto de caráter social que busca novos talentos masculinos para a dança.

O espetáculo será apresentado até 23 de dezembro, de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30. Nos dias em que não há espetáculo, a Galeria de Luz também é acesa com uma sonorização especial. A programação tem apoio cultural da Copel por meio da Lei Rouanet.

Mais destaques

A rua XV de Novembro se transformou em um grande circuito de espetáculos e atrações natalinos com apoio da Prefeitura.

Além da Galeria de Luz, os curitibanos e visitantes podem acompanhar o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, com apresentação do coral do HSBC, formado por 160 crianças de instituições sociais. O espetáculo será apresentado até 18 de dezembro às sextas-feiras, aos sábados e domingos, às 20h30.

Crianças e adolescentes são as estrelas da Árvore Encantada do Radisson Hotel, no Batel. Uma árvore de Natal gigante foi montada em frente ao hotel e é o cenário da apresentação de 60 jovens atendidos pelo Instituto Cargolift no Projeto ‘Espaço Vida e Música’. Os espetáculos são gratuitos, nos dias 9, 16 e 21 de dezembro, às 21h.

Outra atração é o Natal de Neve, espetáculo de som e luzes no Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques. A praça será transformada em uma romântica paisagem para relembrar o dia em que nevou em Curitiba, em 1975. O Natal de Neve será mostrado de 13 a 15 de dezembro, às 20h30.

O circuito de Natal se completa com as feiras especiais, que ocupam as praças Osório e Santos Andrade até 23 de dezembro.

A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.