Cena da produção na Comunidade do Sutil.

Um novo olhar sobre as manifestações da cultura regional do Brasil – esta é a série inédita Brasil Imaginário, que reúne 26 documentários, selecionados e produzidos ao longo de um ano em 20 estados. As produções serão exibidas pela tevê Paraná Educativa em conjunto com a Rede Pública de Televisão, a partir do dia 26 e vai até 18 de dezembro. A cada semana, acontece a estréia de um documentário, no programa “Doc Brasil”, que vai ao ar todos os sábados, às 21 horas.

O primeiro Programa de Fomento à Produção de Teledifusão do Documentário Brasileiro, Doc TV, pretende resgatar a diversidade cultural, com ênfase nas diversas expressões regionais. A iniciativa também estimula a parceria da produção independente com as tevês públicas e educativas. Além de implantar o circuito nacional de teledifusão de documentários por meio da Rede Pública de Televisão.

Um dos passos iniciais do programa foi a realização de concursos estaduais para a seleção de projetos de documentários. No Paraná o concurso contou com a coordenação da Paraná Educativa e apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) e Associação de Cinema e Vídeo do Paraná (Avec). Os projetos vencedores foram: “Contos da Terra Sagrada”, de Silvana Corona, e “Comunidade do Sutil”, de Adriano Justino. Com exibição nacional nos dias 6 de novembro e 18 de dezembro, respectivamente. Na estréia será exibido o documentário Eretz Amazônia do Pará.

O roteiro trata sobre a imigração judaico-marroquina na Amazônia, desencadeada pela vinda da família real para o Brasil. A direção é de Alan Rodrigues, a co-produção: Alan Rodrigues / Digital Produções / TV Cultura Pará / Fundação Padre Anchieta TV Cultura.

PARANÁ

No dia 25 de setembro, Contos da Terra Sagrada, sobre o resgate das raízes culturais paranaenses e a condição a que foram relegadas as tribos Kaingangue, Guarani e Xetá, reveladas em seu cotidiano.

Direção: Silvana Corona / José Luiz de Carvalho. Co-produção: Silvana Regina Corona / Corona Filmes / Paraná Educativa / Fundação Padre Anchieta TV Cultura.

No dia 18 de dezembro, será a vez de Comunidade do Sutil, sobre as tradições de uma comunidade composta por 122 negros descendentes de escravos. O documentário propõe a reinserção do negro na história da formação cultural paranaense.

Direção: Adriano Justino. Co-produção: Adriano Justino / Exclusiva Produções / Paraná Educativa / Fundação Padre Anchieta TV Cultura.