d118.jpgA abertura das apresentações musicais paranaenses no Espaço Brasil do Carreau du Temple, nesta terça-feira , em Paris, arrancou aplausos, em pé, dos franceses e lágrimas nos brasileiros residentes na França. A Secretaria de Estado da Cultura e o Provopar permanecem no Espaço até hoje com shows, fotografias, artes plásticas, literatura e artesanato.

Músicos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira comemoram o sucesso e se apresentaram na sexta-feira e voltam hoje. Por sua vez, o Grupo Fato, que também estreou na abertura com estardalhaço, levando ao público o sapateado do nosso fandango, se sente realizado com a boa receptividade dos franceses. ?Só temos o que comemorar. Os shows estão lotados, os aplausos calorosos e muitos brasileiros chorando de saudade do Brasil?, contou a secretária da Cultura, Vera Mussi Augusto.

As apresentações do ?Três no Choro? começaram na quarta-feira (10) nesta quinta-feira (11), sábado e se repetem hoje. Os músicos levam em seu repertório música instrumental brasileira, evidenciando, principalmente, o choro e a bossa-nova. Antes de cada show, os visitantes e convidados assistem ao documentário As mil faces de um só Paraná, contando um pouco da nossa história e formação do povo paranaense.

Produtos orgânicos, geléias, chás, mate, banana passa, conservas salgadas, cachaça, que podem ser degustados, fios de seda e dezenas de peças de artesanato, a secretária conta que despertam bastante a atenção dos visitantes, que chegam a formar filas para conhecê-los.