Para quem não for viajar durante o feriado prolongado da Proclamação da Independência e gosta de um programa cultural, a Caixa Cultural Curitiba traz até a capital paranaense hoje, amanhã e domingo, o espetáculo Breviário gota d’água. Adaptado de um texto homônimo de Heron Coelho, de 1975, que conta com músicas e letras de Chico Buarque e Paulo Pontes, o musical faz um resgate da Música Popular Brasileira (MPB) e do Brasil dos anos 70. O espetáculo será encenado pela Cia Breviário.

A história se passa no conjunto habitacional A Vila do Meio Dia, onde Joana, mulher abandonada pelo marido e que cria os filhos sozinhos, e Jasão, um malandro compositor de sambas, são os protagonistas. Com foco nas relações em que o forte sobrepuja o mais fraco e na força do dinheiro, a peça recria a tragédia grega do mito de Medéia para uma ambientação urbana no Rio de Janeiro, mostrando a miséria e os percalços sofridos pelos moradores do vilarejo.

Para a atriz Georgette Fadel, no papel de Joana e que foi contemplada em 2006 pelo prêmio Shell de Teatro por sua performance neste musical, há uma grande expectativa com relação do espetáculo, uma vez que será a sua reestreia nos palcos. “Já tem mais de um ano que não encenamos Breviário gota d’água. Estamos muito animados com este reinício, pois acreditamos que este é um ótimo momento para reviver esta bela história”, avalia. Fadel afirma que será uma honra poder atuar em solo curitibano. “Tenho uma grande relação de carinho e respeito pelo povo de Curitiba. É um público honesto e que tem muito apreço não só pelo teatro, mas pela cultura como um todo”, conta.

A atriz afirma que o texto do espetáculo é um dos melhores da dramaturgia brasileira. “Na minha opinião, é um dos materiais mais brilhantes do teatro brasileiro. Ele é inteligente, crítico, confrontador. Mesmo escrito na década de 70, ele ainda é atual. É uma produção que, com toda a certeza, vale a pena ser visto”, encerra.

Serviço

Musical Breviário gota d’água. Hoje e amanhã às 21h e domingo às 19h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro).Ingressos no local a R$ 20.Informações: (41) 2118-5111.