Maior patrocinadora da 19.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Petrobras apresentará nesta edição, de 9 a 19 de março, o "Espaço Conhecer Petrobras". Trata-se de um estande de 200 metros quadrados com atividades culturais abertas ao público, como a sala de cinema, onde serão exibidos filmes patrocinados pela companhia, entre eles lobisomem e o coronel, de Elvis Kleber, O monstro, de Duda Valente, e Carolina, de Jéferson De. O espaço contará também com uma sala de leitura, onde títulos patrocinados pela empresa estarão disponíveis para consulta, como o Catálogo Raisonné de Cândido Portinari, o Pequeno dicionário do povo brasileiro, de Lélia Coelho e A história da cidade de São Paulo A cidade colonial 1554 1822.

A Petrobras também estará presente no Salão de Idéias, um espaço onde cineastas conversarão com o público sobre cinema e literatura. A Petrobras convidou alguns diretores de filmes que patrocinou para participar deste bate-papo com o público. Estarão presentes João e Adriana Falcão (A máquina), Roberto Bomtempo (Depois daquele baile), Helena Solberg (Vida de menina), José Joffily (Achados e perdidos), Gabriela Greeb (A mochila do mascate) e Carla Camurati (Mistério de Irma Vap).

Crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de São Paulo e aqueles que participam de projetos sociais apoiados pela Petrobras terão a oportunidade de realizar visitas monitoradas à Bienal de São Paulo. Entre os projetos e entidades sociais estarão o Instituto Baccarelli, Gol de Letra e Projeto Clicar (São Paulo), Bola de Meia, Bola de Gude (Mauá), Escola de Iniciação ao Bicicross (Paulínia), Dê Bola para a Cidadania (Campinas), Despertar (Cosmópolis) e Caminhos da Cidadania (Artur Nogueira). Com o intuito de contribuir para que o público jovem desperte o interesse para a leitura, a Petrobras distribuirá 180 mil cheques escolares no valor de 1 real a todos os estudantes participantes da Visitação Escolar. Com eles, as crianças poderão levar para casa o livro de sua preferência que faça parte das seções de 1 real.

Esta é a segunda vez que a Petrobras patrocina a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Esta ação reafirma o compromisso da companhia em valorizar a cultura brasileira e difundir os bens culturais, permitindo o acesso democrático a eles. Maior patrocinadora de cultura do país, a Petrobras baseia suas ações de patrocínio em uma política de alcance social e de afirmação da identidade brasileira.