Zélia Maria Bonamigo

Erondi Lopes.

Como se realizaram as políticas públicas de educação para o ensino médio no Paraná no período de 1996 a 2006? Para responder à pergunta, Erondi Lopes realizou pesquisa de mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e entrevistou diversos professores. O interesse do estudo relaciona-se com reformas educacionais implementadas na década de 90, focando o contexto da globalização econômica e do neoliberalismo. Trata-se de estudo qualitativo com abordagem dialética.

Segundo a pesquisa, os professores consideram que no período de 1996 a 2002 as políticas públicas demonstraram descompromisso com a educação pública. Nos últimos anos, verificou-se maior atenção com o ensino médio ofertado pela escola pública, especialmente pelas políticas públicas voltadas ao plano de cargos e salários dos professores, ao projeto Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), aos concursos públicos, aos jogos colegiais, à distribuição de livros didáticos e ao projeto Com-Ciência.

No entanto, em sua análise crítica, Lopes considera que, ?apesar das mudanças positivas, não se pode dizer que há garantia de que a educação seja de fato prioritária, pois falta a inclusão de todas as pessoas por meio da possibilidade de acesso ao que é oferecido?.

Enfatiza também: ?Quando se fala em democratização da educação no Paraná, é bom ficarmos atentos, pois se houve democratização ao acesso à sala de aula isso não significa qualidade; no período de 1996 a 2003, o que houve foi o inchaço das salas de aula, ou seja, salas superlotadas superando o limite, por exemplo, com 50 alunos, o que continua acontecendo?.

Para o mestre em Educação, ?há esperança por parte dos professores de que a educação seja realmente democrática, não somente quanto ao acesso, mas também quanto à qualidade, e que um dia a educação seja realmente prioridade, pois um país sem educação de qualidade com certeza não terá avanços na sociedade?.

Zélia Maria Bonamigo é jornalista, mestre em Antropologia pela UFPR, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

zeliabonamigo@uol.com.br