O Portão Cultural, espaço que abriga salas de exposições, cinema, teatro e biblioteca, localizado ao lado do Terminal do Portão, estará em pleno funcionamento durante os quatro dias de Carnaval. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) programou uma série de atividades para manter o espaço animado, com muitas atrações das 10h às 22h.

As opções do Portão Cultural, de sábado até terça-feira (1.º a 4 de março), inclui aulas de tai chi chuan, oficinas, shows musicais, contação de histórias, espetáculo circense, filmes, exposições, além de jogos gigantes, pintura infantil e uma feira de gastronomia e artesanato, que será montada na área de estacionamento. À exceção do espetáculo de circo, todas as demais atrações são gratuitas.

As aulas de tai chi chuan acontecem nos quatro dias, das 10h30 às 11h30, no bosque do Portão Cultural, com orientação da professora Solange Huang. A Casa da Leitura Wilson Bueno terá, no período da tarde, sessões de contação de histórias para crianças e rodas de leitura (a partir de 12 anos). Das 14h às 19h, o artista plástico Carlos Henrique Tullio estará na Sala de Ação Educativa do Museu Municipal de Arte com a oficina “Mãos à Obra”, uma opção para crianças e adultos que queiram ter uma experiência artística (inscrições pelo e-mail educativamuma@fcc.curitiba.pr.gov.br).

No domingo (2), às 17h, o Portão Cultural promove uma atração circense. A Companhia Palhaço Estilingue apresenta, no auditório Antonio Carlos Kraide, o espetáculo Estilingando, unindo a comicidade do palhaço às técnicas de mágica e malabares. Os ingressos custam R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6 (inteira), e são gratuitos para crianças com menos de 5 anos. O auditório estará ocupado na segunda e terça-feira (3 e 4), às 18h, com o show de lançamento do CD Dois em Um, dos músicos Glauco Sölter e Sérgio Albach, com entrada franca.

O Cine Guarani também terá uma programação especial nos quatro dias de folia. Serão exibidos filmes com temas relacionados ao Carnaval e à música brasileira: Alma carioca – Um choro de menino (animação infantil), Cartola – Música para os olhos, Noel – Poeta da Vila, Cinesamba (coletânea de quatro curtas-metragens sobre o samba) e Samba Riachão. E, ainda seis exposições poderão ser visitadas nas salas do Museu Municipal de Arte (MuMA) e do Centro de Arte Digital, entre elas, a do II Ciclo da Fotografia Portuguesa.