Foto: Divulgação

Gato Preto, melhor banda no estilo música própria.

A variedade de estilos musicais foi a principal marca do 3.º Festival de Música de Piraquara (Femuspi) encerrado ontem (9), no San Remo Náutico Clube. Quem esteve presente ao evento pôde assistir a uma apresentação especial. O prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha (Gabão), quebrou o protocolo e subiu ao palco para cantar e tocar com a banda Zeni. As apresentações foram abertas pelos músicos Willian e Renan,  que acompanharam o festival e realizaram uma gravação que deve ser apresentada em seu programa, transmitido pela Paraná Educativa. A apresentação do festival ficou por conta de Sérgio Deslandes e Thaís Ivanoski.

A premiação foi entregue após três dias de finais em três estilos: solistas, bandas e sertanejo. A melhor solista cover, eleita pelos jurados, é Melissa Pinotti, e em segundo ficou Cristina Lima, ambas de Piraquara. Na categoria composição, o músico piraquarense Emerson Vielinski levou a melhor, seguido por Fernanda Piaciski, também de Piraquara. O prêmio de melhor banda cover ficou com MP7, de Piraquara. No estilo música própria, a melhor banda foi Gato Preto, de Curitiba, à frente de Glóbulos Verdes, de Pinhais. Jerry Adriano, de Mandirituba, ficou com o prêmio de melhor cantor sertanejo cover e Cristina Lima ficou com o segundo lugar. Na categoria sertanejo com música própria, quem venceu foi Pablo e Duarte, de Mandirituba, seguidos de Erick e Luan, de Contenda.

O júri ainda concedeu uma homenagem à candidata Nalu Luna, cantora mais jovem, de apenas 9 anos, e premiou a cantora Luciane, com a categoria músico de Piraquara. Os cantores Pablo e Duarte foram convidados para participar do quadro Novos Talentos no Programa Willian e Renan e as cantoras Dalvana e Luciane participarão da gravação do CD da dupla. Além disso, todos os primeiros e segundos lugares participarão da gravação de um CD do festival, como parte da premiação.

O Femuspi foi realizado pela Prefeitura, a partir da Secretaria de Cultura e Esporte, e contou com mais de 130 inscrições, sendo selecionadas 33 para a primeira fase e 20, escolhidos no final de semana anterior, para a segunda fase.