O prefeito Beto Richa recebeu na manhã de sexta-feira um documento com 8.600 assinaturas pedindo a continuidade do Cine Ritz no circuito cultural de Curitiba. O abaixo assinado, proposto pela Câmara Municipal, através do vereador Jorge Bernardi (PDT), foi entregue por comissão de vereadores, dirigentes de entidades culturais e artísticas, representantes de movimentos jovens e freqüentadores do Cine Ritz. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, participou da reunião.

Em funcionamento há 20 anos, o Cine Ritz, que recebe cerca de duas mil pessoas por mês, corre o risco de ser fechado. O motivo é o vencimento, no próximo dia 14, do contrato de comodato do imóvel com a Prefeitura.

"Estamos empreendendo todo esforço para manter o Ritz de portas abertas. O cinema tem importância singular na história da nossa cidade, especialmente no que diz respeito ao circuito cultural de Curitiba", disse o prefeito. Richa ouviu todas as sugestões dos representantes de classe que participaram da reunião. "Manter esta aproximação da sociedade civil às ações da Prefeitura é um dos princípios do meu governo", disse Richa.

A Prefeitura já está tomando providências. Segundo Viapiana, a FCC está em negociação com o proprietário do imóvel. Já foi solicitada uma avaliação do valor da locação do imóvel, além do encaminhamento do pedido de prorrogação do prazo do contrato de comodato. "Estamos aguardando respostas do proprietário. Queremos analisar valores justos e manter contratos legais com o proprietário do imóvel", disse ele.