O clima da primavera toma conta da Biblioteca Pública do Paraná. Nesta semana três atividades culturais vão marcar o início da nova estação. A partir desta terça-feira (20) será aberta, no hall térreo, a exposição ?Primavera nos templos japoneses?. A mostra vai reunir ikebanas e maquetes dos templos.

Na quarta-feira (21), às 14h30, inicia a oficina de ikebana. No Japão, a arte de arrumar as flores é conhecida como ikebana: ike=viver e bana = flor. Ou seja, a arte de conservar as plantas vivas em recipientes com água. Nessa arte, cada flor tem simbolismo, as cores ganham significado e os arranjos expressam sentimentos. Há consenso universal sobre a beleza implícita das flores e sua capacidade de transmitir ao ambiente e às pessoas à sua volta, sensibilidade e energia própria. O curso será concluído na quinta-feira (22).

Também na quinta-feira (22),  às 19h, haverá palestra com Leiko Gotoda, a principal tradutora da literatura japonesa no Brasil. ?Conhecendo o Japão através da literatura? é o tema da sua palestra. Entre seus trabalhos de tradução estão ?Musashi?, de Eiji Yoshioka, ?Caçando carneiros?, de Haruki Murakami, ?Voragem?, de Junichiro Tanizaki, ?Mar inquieto?, de Yukio Mishima, ?Diário de um velho louco?, de Junichiro Tanizaki, e ?As irmãs Makioka?, do mesmo autor.

História

A arte de ikebana surgiu no Oriente para expressar conceitos filosóficos da religião budista, mas foi no Japão que se desenvolveu com maior intensidade. O monge Senmu se dedicava à composição de arranjos florais para os altares. O primeiro livro, escrito em 1890, chamado ?Código da flor?, traz dez virtudes: para se atingir a perfeição é necessário esvaziar-se de toda vaidade; viver sem pensamentos mesquinhos e perturbadores; estar em harmonia de corpo e alma, abrindo espaço para o coração universal. Ser, então, despreocupado e simples como a flor do campo. Ikebana tem como princípio fundamental a elevação do espírito e a harmonização do ser. É um processo de auto-desenvolvimento para quem pratica e aprecia.

Serviço
Primavera cultural
Exposição ?Primavera nos templos japoneses
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Data: 20 a 24 de setembro

Oficina de ikebana
Data: 21 e 22 de setembro
Horário: das 14h30 às 16h30

Palestra ?Conhecendo o Japão através da literatura?
Data: 22 de setembro
Local: Auditório Paul Garfunkel
Horário: 19h