No dia 25 de setembro, a Fundação Pró-Renal realiza o I Concerto das Estações Edição Primavera, no Castelo do Batel. Através das peças O inverno e A primavera, de Antonio Vivaldi, o maestro Daniel Bortholossi irá apresentar a transição das estações. O evento é inspirado nos grandes concertos dos castelos europeus.

O objetivo da fundação é realizar o evento Concerto das Estações em todas as estações do ano, sempre com ações beneficentes. A verba arrecadada será revertida aos projetos sociais da fundação. O I Concerto das Estações será apresentado pela Orquestra da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A primeira parte do concerto conta com a abertura em ré do Pe. José Maurício Nunes Garcia Larghetto Allegro Vivo -, seguida das peças O inverno e A primavera, de Antonio Vivaldi. Quem participa da orquestra é o violinista Paulo da Graça Torres, considerado o maior solista da área no Paraná. O concerto se encerra com a Sinfonia n.º 5 de Franz Schubert.

Acústica Especial

Por conta da realização do evento, o Castelo do Batel está aprimorando ainda mais a sua acústica. Para isso, contratou um físico especializado no assunto, que está trabalhando com a sonoridade do local. O castelo importou um material especial da Alemanha, que atualmente é considerado um dos melhores equipamentos em forro acústico de todo o mundo. Após a conclusão do trabalho, o Castelo do Batel poderá ser palco de qualquer apresentação musical.

Maestro Daniel Bortholossi

Nascido em Curitiba, iniciou sua formação musical na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde foi aluno do Curso Fundamental. Mais tarde, graduou-se na mesma instituição em Composição e Regência. Em sua trajetória acadêmica, percorreu diferentes escolas, tanto no Brasil como no exterior, e seu principal mestre na regência foi o renomado maestro Roberto Duarte. Recebeu orientação dos maestros internacionais Jorma Panula, da Finlância, e Kirk Trevor, da Inglaterra. Fez cursos de regência na Itália, República Tcheca e Bulgária. Foi maestro da Orquestra de Câmara de Blumenau no período de 2000 a 2002. Como maestro convidado, tem realizado concertos com diversas orquestras brasileiras. Em 2004, participando de um Martes Class International, regeu a Brasov Filarmônica, executando a Sinfonia n.º 4, de Carl Nilsen. Atualmente é o maestro da Orquestra Filarmônica Scar.

Fundação Pró-Renal Brasil

Assiste mais de duas mil famílias do Paraná e centenas de pessoas em vários estados do Brasil. Mantém-se por meio das doações vindas das campanhas de prevenções e empresas que apóiam os eventos, projetos sociais, e arrecadações oriundas da comunidade. Investe em centro de pesquisa, para que o paciente renal tenha maior qualidade de vida e campanhas educativas de prevenção para diminuir o número de pessoas com problemas renais. No Brasil, 18 milhões de pessoas possuem problemas renais e 70% não sabem disso. A missão da fundação é diminuir este percentual e conta com a sensibilidade da sociedade para contribuir com o seu trabalho.

O I Concerto das Estações é uma realização da Fundação Pró-Renal, em parceria com o Castelo do Batel, a Exigence Consultoria e Eventos e a Araucária Produções Artísticas. O evento terá como mestre de cerimônia o ator Bruno Gagliasso, atual garoto-propaganda da Pró-Renal.

Serviço: I Concerto das Estações Primavera – às 20h, no Castelo do Batel. Av. do Batel, 1323. Ingresso: R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). Os ingressos são vendidos na Fundação Pró-Renal. Endereço: Av. Vicente Machado, 2190. Informações: (41) 3312-5419. www.pro-renal.org.br.