Em agosto e setembro, a Caixa Cultural Curitiba abrirá espaço na agenda de palestras para discutir um tema que faz parte da vida de todas as pessoas: a Felicidade. A ideia do projeto, que possui a curadoria da filósofa Márcia Tiburi e a participação de importantes estudiosos e artistas, é tratar as relações da felicidade e da filosofia nas emoções do dia a dia, com seminários de profissionais de diversas regiões do Brasil. A primeira parte do evento acontece de 24 a 26 de agosto, às 19h30, e a segunda parte de 14 a 16 de setembro, também às 19h30.

Do Rio Grande do Sul, virão Diana Corso, para falar sobre o desejo, e Fabricio Carpinejar sobre a poesia. Do Ceará virá Daniel Lins para tratar sobre a ética. Mirian Goldenberg, Rodrigo Faour e Francisco Bosco virão do Rio de Janeiro e a conversa gira em torno do corpo, da música e do ciúme, respectivamente. “Reunimos especialistas, intelectuais ativos importantes no cenário brasileiro para falar sobre o tema. A felicidade é uma palavra de uso comum, todos falam, é uma palavra que indica um interesse, um desejo e é uma preocupação geral. Só que o conceito foi banalizado. As pessoas não refletem para saber o que é a felicidade”, aponta a filósofa Márcia Tiburi.

O grande ideal ético da felicidade tem uma história relacionada à condição e a expressão humana. Questão do corpo, do desejo, mas também da música, da poesia e da arte em geral, a felicidade é o grande motivo pelo qual o ser humano escolhe ter um futuro, justamente porque ela é a medida de todas as coisas humanas. Em tempos sombrios é bom lembrar do sentido da felicidade como ideia construtora do mundo antes que ela seja devorada pelo sistema que tudo transforma em mercadoria.

Se a felicidade não se vende é porque ainda se pode sonhar com ela. Debatê-la é realizar o maior desejo filosófico, o de tentar compreendê-la como tema urgente de nosso tempo. “A busca da felicidade é uma questão filosófica antiga. A filosofia discute a questão, busca uma nova compreensão e recupera conceitos antigos. Mostra outras perspectivas. A intenção do projeto é salvar a felicidade, para que seja possível experimentá-la todos os dias”, completa Márcia.

Programação

Agosto

24/08 – terça – Daniel Lins – “A Felicidade e a Ética”
25/08 – quarta – Carpinejar – “A Felicidade e a Poesia”
26/08 – quinta – Francisco Bosco – “A Felicidade e o Ciúme”

Setembro

14/09 – terça – Rodrigo Faour – “A Felicidade e a Música”
15/09 – quarta – Diana Corso – “A Felicidade e o Desejo”
16/09 – quinta – Mirian Goldenberg – “A Felicidade e o Corpo”

Serviço:

Encontro: “Variações sobre o mesmo tema: Felicidade”
Teatro da CAIXA
Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: de 24 a 26 de agosto e de 14 a 16 de setembro, com uma temática diferente a cada dia
Horários: de terça a quinta 19h30
Inscrições: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h30
Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
www.caixa.gov.br/caixacultural