O Projeto Novas Leituras ? 1º Ciclo de Dramaturgia encerra a programação de 2005 na próxima terça-feira (06), às 20 horas. Neste último encontro será realizado um debate sobre dramaturgia contemporânea no lugar das já tradicionais leituras. O debate terá a presença de nomes importantes para o teatro paranaense, como o diretor teatral e cineasta Fernando Kinas (consultor do projeto), Célia Arns de Miranda, mestra em literatura dramática e professora da UFPR, e do diretor, ator e dramaturgo, coordenador do Projeto Nova Dramaturgia do Teatro Ziembinsky, do Rio de Janeiro, Roberto Alvim. A entrada é franca.

Em 2005, o projeto recebeu cerca de 1.700 pessoas no Teatro José Maria Santos, em 14 leituras de textos da dramaturgia contemporânea mundial. Para a diretora artística do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Nena Inoue, o público deve crescer ainda mais no próximo ano. ?É difícil conquistar a platéia por se tratar de um projeto de leituras, mas o público se manteve fiel e tivemos casa cheia em quase todos os encontros?, disse.

Para 2006, algumas mudanças serão feitas. O projeto será realizado apenas um dia por mês para otimizar as leituras, concentrando o público. Ainda existe uma proposta para que as leituras sejam apenas de dramaturgos contemporâneos latino-americanos, o que ainda está sendo discutido com Fernando Kinas (atual e provável futuro consultor do projeto).

O funcionamento do projeto, no entanto, continua o mesmo no próximo ano. O CCTG convida os diretores e estes convidam suas equipes. ?É uma maneira de incentivar o trabalho realizado em Curitiba, dando oportunidade a atores e diretores estreantes?, comenta Nena. As discussões, após a realização de cada leitura, também serão mantidas. Ela explica que o debate também faz parte da leitura. "Não queremos apenas uma apresentação dos textos. Queremos que os temas sejam discutidos?.