Quarteto_em_Cy3.jpgUm dos maiores grupos vocais brasileiros, o Quarteto em Cy, estará
mostrando todo seu talento no palco do Teatro da Caixa no próximo final
de semana, nos dias 9, 10 e 11 de setembro. Elas estarão apresentando o
show ?Vinícius e Caymmi em Cy?, em comemoração ao 40 anos de carreira
do grupo, completados em de junho de 2004.

A trajetória do Quarteto em Cy foi iniciada em 1964, no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, então o principal reduto da Bossa Nova. O nome do grupo foi dado por Vinicius de Moraes e Carlos Lyra, a propósito das sílabas iniciais dos nomes das irmãs baianas Cyva, Cybele, Cynara e Cylene. Desde 1980 o Quarteto em Cy é formado por Cyva, Cybele, Cynara e  Sonya.

Para esta comemoração especial, o Quarteto em Cy preparou um show também especial, em que homenageia dois dos maiores compositores brasileiros, os quais, em 1965, estiveram juntos a elas num show memorável: Vinícius e Caymmi no Zum Zum com o Quarteto em Cy. Esse show, que teve a direção de Aloysio de Oliveira, contava também com a participação da banda de Oscar Castro Neves.

Neste novo espetáculo em que homenageia os dois ícones da nossa música, o grupo canta arranjos novos feitos especialmente para a ocasião, como ?Pela luz dos olhos teus? e a inédita ?Quem for mulher que me siga?, ambas só do Vinicius, ?Valsinha? e ?Samba de Orly?,  de Chico e Toquinho. E mais, ?Maricotinha?, ?Maracangalha?, ?Vatapá?, ?Saudades da Bahia?, ?História dos Pescadores?, ?Você já foi à Bahia??  estas, todas de Dorival Caymmi. Além, claro, de sucessos como ?Tarde em Itapuã?, ?Berimbau?, ?Canto de Ossanha?, ?Eu sei que vou te amar?, e um pot pourri com as baladas ?Nem eu?, ?Só louco? e ?Nunca mais?, de Caymmi.

No show, o Quarteto em Cy também conta algumas curiosidades sobre os papos dos dois, por ocasião daquele memorável show, no Zum Zum. Neste espetáculo de Curitiba elas terão ainda a participação especial de Chico Faria cantando duas canções que fazem parte do seu CD recém lançado no Japão, intitulado ?Chico Faria canta Chico Buarque?. 

Um pouco da história do Quarteto em Cy
 
O Quarteto em Cy participou ativamente dos grandes festivais da música popular brasileira. Com o ?Samba do Crioulo Doido?, de Sérgio Porto, ?Apelo? de Baden Powell e Vinícius e ?Pedro Pedreiro?, de Chico Buarque de Hollanda, o grupo tornou-se conhecido por todo o país, motivando shows como ?Resistindo?, com texto de Aldir Blanc e direção de Benjamim Santos; ?Em mil Kilohertz?, com direção de Tulio Feliciano; ?Cobra de Vidro?, com MPB-4; ?Vinícius e Caymmi no Zum-Zum?; e ?O Rio Amanheceu Cantando?, com Elizeth Cardoso.

Nos Estados Unidos fizeram muito sucesso se apresentando no show cost-to-cost de Andy Willians pela NBC, em Los Angeles e no Joey Bishop Show pela ABC, Califórnia, além de temporadas no Saharás e Harrah?s em Lake Tahoe, no San Jeronimo Hilton Hotel, em Porto Rico e no Shamrock Hilton Hotel em Houston, Texas.

O grupo tem discos lançados no Japão, Portugal, França, Espanha, Chile, México, Argentina e Estados Unidos, produzidos por nomes como Aloysio de Oliveira, Paulinho Tapajós, Edu Lobo, Roberto Menescal, Marcos Maynard, Durval Ferreira e Esdras Pereira.

No currículo mais recente do Quarteto em Cy se destacam o Prêmio SHARP de 1997 como melhor grupo vocal. Em fevereiro de 1997 e em junho de 1998 voltaram seguidamente ao Japão, para uma série de shows no Sabbath?s e lançamento de CD. Todos os discos da carreira do Quarteto em Cy já foram lançados no Japão onde já têm um grande público.

Em julho de 2001 lançaram o CD ao vivo Quarteto em Cy e Luiz Claudio Ramos, primeiro registro de vozes e violão do Quarteto, pela gravadora CID. Como destaque, vale lembrar que este disco originou-se de um show feito em 1981 aqui em Curitiba, no Teatro Paiol, homenageando Vinicius de Moraes. Esta foi uma das primeiras homenagens ao poeta.

O primeiro CD Infantil gravado pelo grupo chama-se Hora da Criança, foi lançado em outubro de 2001, com participações de Gilberto Gil, Angélica, MPB-4 e Chico Faria. Em 2002, lançaram CD e DVD ao vivo do show ?Verdades e Mentiras?, dirigido por Ruy Faria (ex-MPB-4), com textos de Millôr Fernandes e do Ruy.

Em junho de 2004, ao completarem quarenta anos de carreira, foi lançado pela Universal um CD duplo que consta de uma coletânea de clássicas e outra de raras e inéditas.

Serviço
?Vinicius e Caymmi em Cy?, show com o Quarteto em Cy.
 Teatro da Caixa, de 9 a 11 de setembro (sexta e sábado às 21 horas, domingo às 19 horas).
Ingressos a R$ 16,00 e R$ 8,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Informações 3321-1999.