Em turnê comemorativa pelos seus 15 anos de atividades, a Quasar Cia. de Dança, de Goiânia, traz ao Guairão hoje e amanhã o espetáculo Empresta-me teus Olhos, que estreou em 2001 e ainda não tinha vindo para o Sul do País. Trata-se de uma reflexão sobre os efeitos do tempo na vida de cada pessoa e as diferentes maneiras de interferir no curso dos anos, materializada numa coreografia que nasceu há três anos, durante uma pesquisa num lar de idosos na capital goiana. O que chamou a atenção do coreógrafo Henrique Rodovalho foi a vivacidade dos velhinhos: “Eles são bastante auto-suficientes nessa comunidade, e a energia deles foi o ponto de partida”, destaca.

Depois de algumas visitas, Rodovalho percebeu que a “relatividade da interferência do tempo na vida de cada pessoa”, e assim surgiu Empresta-me teus Olhos. Há ainda a exibição de algumas performances que os bailarinos fizeram nas ruas de Goiânia, como uma em que uma bailarina acomodou-se durante horas no colo de uma mendiga.

O espetáculo integra uma série de atividades de caráter sócio-educativo, parte do projeto aprovado no segundo edital do Programa Petrobras Artes Cênicas, e conta com o patrocínio da própria estatal e da Brasil Telecom, viabilizado pela Lei Rouanet.

Contrapartida

Entre essas atividades estão workshops, debates, uma vídeo-instalação que registra aspectos históricos, artísticos e humanos do trabalho da Quasar ao longo das duas últimas décadas, e oficinas gratuitas de dança contemporânea nas cidades por onde passa o espetáculo. Para Curitiba, as vagas já foram preenchidas.

Além disso, uma cota de ingressos será distribuída gratuitamente para estudantes e professores de escolas públicas e privadas. E e após cada sessão, o público é convidado a assistir a debates sobre aspectos da dança contemporânea, mediados por pesquisadores que desenvolvem trabalhos localmente. De Curitiba o grupo segue para Florianópolis e Porto Alegre, e em agosto passa pelo Rio de Janeiro.

***

Hoje às 21h e amanhã às 19h no Teatro Guaíra. Ingressos a 20 reais (R$ 10 com bônus ou fatura da Brasil Telecom).