Recém-convertida de sacerdotisa virtuose do drum?n?bass a febre das pistas em todo o País, graças ao coquetel de electronica com bossa nova entrevisto em hits como Só Tinha que Ser com Você e Sambassim, a cantora, compositora e multiinstrumentista Fernanda Porto é uma das grandes atrações da tradicional Kokum Kaya de Riad Omairi, que acontece hoje a partir da meia-noite no Warehouse. A outra é o DJ francês Scan X, que entra com o seu set ao vivo a partir das 5h da manhã na pista principal.

Fernanda se apresenta antes, a partir de 1h, na mesma pista. Chamada de “embaixadora da música brasileira no mundo”, vinda de uma turnê pela Europa e às vésperas de receber um prêmio no Brazilian Film Festival em Miami, ela conversou ontem com o Almanaque de Florianópolis, onde se apresentou esta semana.

Almanaque: É a primeira vez que você se apresenta em Curitiba?

Fernanda Porto: Toquei uma vez com uma orquestra no programa do Clodovil na Ópera de Arame, em 1993, mas era um trabalho muito diferente. Não tinha nada a ver com o que eu faço hoje. Também fiz a trilha sonora do filme Vítimas da Vitória, da Berenice Mendes, que ganhou o prêmio de melhor trilha no Festival de Brasília. Fora isso fui até aí algumas vezes a passeio, gosto muito, mas ainda não me apresentei nesta nova fase.

A: Além das músicas do álbum Fernanda Porto, o que o público curitibano pode esperar no show de hoje à noite?

FP: Fizemos uma versão eletrônica de Sampa, do Caetano Veloso, vamos tocar uma música inédita que fiz em parceria com Arnaldo Antundes -Pensamento – e outras coisinhas mais.

A: Qual a sua agenda até o final do ano?

FP: Estou fazendo a trilha sonora para um filme sobre a época da ditadura, Cabra Cega, com umas releituras eletrônicas de músicas do Chico Buarque. No dia 8 vou para Miami receber o prêmio no Brazilian Film Festival, e em setembro ou outubro volto a fazer uma pequena turnê na Europa.

A: E o próximo disco?

FP: Talvez eu comece a gravar em agosto ou setembro. Tenho algumas músicas prontas, mas estou a fim de fazer tudo novo.

***

O Warehouse fica na Rodovia do Café, 4.940 (km 99 da Rodovia do Café, a 5km do Parque Barigüi. Ingressos promocionais limitados a 18 reais, à venda na New York Dolls (Rua Vicente Machado, 674). Informações pelo telefone (41) 323-6499.