O cadastro de companhias para participar da mostra Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba bateu recorde. Mais de 450 espetáculos foram cadastrados para participar da próxima edição do festival, que acontece de 19 a 29 de março de 2009. O número de cadastros superou a meta, que era atingir 300 espetáculos na próxima edição do evento. Este ano, 262 espetáculos participaram do Fringe.

Como o Fringe não tem curadoria, não há seleção de companhias e espetáculos. Os critérios adotados para definição das montagens que vão entrar para a grade da mostra são a ordem de cadastro e disponibilidade de espaços.

“O recorde indica que o festival de Curitiba está cada vez mais consolidado como uma vitrine para as companhias. O festival é o maior evento de artes cênicas do País. Não existe outro festival que reúna tantos espetáculos e eventos paralelos, ou que abra tanto espaço para as companhias apresentarem o seu trabalho”, afirma o diretor do festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.

O diretor ressalta ainda que o grande número de inscrições atinge o objetivo do Fringe, que é ser um espaço democrático, aberto a todas as companhias e que reflita a variedade das artes cênicas.

Arquivo
O festival é o maior evento de artes cênicas do País.

Pela primeira vez em 17 anos, os cadastros puderam ser feitos diretamente no site do Festival. (www.festivaldeteatro.com.br), que criou um espaço especialmente para isso.

O número de estados participantes também é alto. Companhia de 17 estados brasileiros se cadastraram para o Fringe, além de duas companhias estrangeiras, uma da Alemanha e outra da Argentina.

Criado em 1992 o Festival de Teatro de Curitiba é o maior evento de artes cênicas do Brasil e reúne espetáculos vindos de todas as regiões em dez dias de apresentações, o que o transforma em vitrine para o teatro brasileiro.

Evento de vanguarda, o festival tem uma proposta inovadora e integra teatro a outras manifestações artísticas, como música, apresentações circences, gastronomia, shows de mágica e debates de idéias. A mostra Fringe integra o evento desde 1998.