BAdel.jpgA Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba se apresenta, neste final de semana, sob a regência de Marco Damm e com a presença do solista convidado Renato França Badel. A apresentação será na sexta-feira (02/09), às 20 horas, na Fundação Mokiti Okada, com reapresentação no sábado (03/09) no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, às 18h30.

O solista convidado, Renato França Badel, é de Piracicaba (SP) e toca viola. Atualmente ele integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Bachiana Chamber Orchestra, a Orquestra de Câmara de Villa-Lobos, o Quarteto Camargo Guarnieri, o Duo Violapso além de exercer atividades didáticas.

Ele foi aluno do alemão Ernest Mahle ? premiado em vários concursos e internacionalmente conhecido pelo valor do trabalho camerístico para orquestra quem vem realizando – que há 40 anos é responsável pela Escola de Música de Piracicaba, local onde grandes músicos tiveram iniciação. Entre eles, Washington Barella (primeiro oboé da Orquestra de Baden-Baden na Alemanha).

No programa do evento três peças serão de Mahle. Para o solista Renato Badel é muito prazeroso tocar composições de seu professor pois elas são de muita qualidade e trazem a ele recordações boas. "Quero mostrar que, apesar de alemão, Ernest Mahle é bem brasileiro, tanto que essas peças são sambas", diz Badel. "Ele se interessa muito pelo nosso folclore e criou várias óperas sobre esse tema".

Também serão apresentadas obras de Benjamin Britten, Johann Christian Bach (filho mais novo de J.S.Bach) e do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Neste programa a Orquestra vai enfrentar o desafio de tocar a "Bachianas Brasileiras nº 9" de Villa-Lobos. "Essa peça possui compassos quebrados, é de difícil execução e sempre é regida por um maestro com uma orquestra em tamanho maior", diz o coordenador da Orquestra de Câmara, Francisco de Freitas.  

Serviço
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Solista Convidado: Renato França Badel
Data: 02 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Fundação Mokiti Okada ? Rua Manoel Eufrázio, 1400 Centro Cívico. Tel.: (41) 3353-3348
Entrada Franca

Reapresentação dia 03 de Setembro, às 18h30, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer ? Rua Marechal Hermes,999 Centro Cívico ? Telefone: 3350-4441. Ingressos: R$ 5,00 e 2,50 (estudantes).