Domingo, a Revista RPC exibe um curta-metragem produzido a partir de um “causo” narrado por Nhô Rodolfo do Limoeiro, um caiçara aposentado, cheio de histórias do litoral paranaense, onde foi criado. E entre os muitos personagens que povoam as lembranças, ou a imaginação desse velho contador, você vai conhecer um que tinha fama de valente: Osório ou Nego Osório, como muitos ainda se referem a ele.

Osório era um homem muito invocado e de pouquíssimos amigos, aliás, amigo nenhum. O problema é que o sujeito era casado com uma morena que o que tinha de linda, também tinha de louca.

A pobre mulher conversava com o rádio e falava sozinha o tempo todo, especialmente quando Osório saia para caçar. E então ele começou a desconfiar que alguém estaria se aproveitando da maluquice da esposa, o que gerou uma grande confusão na comunidade.

O episódio do Casos e Causos O Ciumento é uma parceria da produtora L’Avant Filmes e RPCTV, com direção de Vander Colombo e roteiro de Carol Mira. No elenco estão Marcel Szymanski, Patrícia Matias, Júlio Cristiano, Pilda Costa, Rita Bender, Dino Cardoso e Edson de Melo.