Foto: Divulgação

 Banda Sinhá Vitória lança CD com apoio da Fundação Cultural.

Sinhá Vitória. Como o próprio nome profetiza, Vitória, os caminhos percorridos pela personagem Sinhá, de Graciliano Ramos (Vidas secas), enfrenta diversas dificuldades em busca do sucesso. Emprestando o nome da personagem da literatura para a música, um grupo de curitibanos criou a banda Sinhá Vitória há 5 anos. O gênero é o rock; do sertão, a presença de alguns resquícios são evidenciadas. Em algumas canções, o grupo embala o som por meio da viola caipira. Semana passada, o grupo lançou o CD Nenhuma sombra por perto, durante apresentação no Teatro Regina Vogue.

?O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos, escreveu Graciliano Ramos em Vidas secas. Inspirados pela literatura, o nome do álbum lembra outro escritor brasileiro. Do poema Retirante, de Lupércio Mundim, surge o terceiro trabalho do Sinhá Vitória, Nenhuma sombra por perto. Nele são lembradas as dificuldades sofridas pelo povo nordestino, tal como Sinhá sofreu em Vidas secas, e que de alguma forma remetem às dificuldades que bandas novas sofrem no mercado fonográfico.

Formada por Nilton Paris (vocal), David Kawamura (baixo e piano), Fábio Serpe (guitarra e viola) e Ricardo ?Peu? Grassi (bateria), o grupo Sinhá Vitória busca seu lugar ao sol no concorrido mundo da música. ?O otimismo de Sinhá Vitória já não lhe fazia mossa. Ela ainda se agarrava à fantasias. Coitada. Armar semelhantes planos, assim bamba, o peso do baú e da cabeça enterrando-lhe o pescoço no corpo.? (Vidas secas).

Lançado com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Nenhuma sombra por perto apresenta 11 faixas que transitam entre o rock dos anos 60s e 70s, com um tom atual. São elas: Cortina de fumaça, Cobras e lagartos, Até o fim, Baby, Cansaço macio, Superfície, Só por um instante, Adeus lindos campos, Pra muito longe, Mar vermelho e Nenhuma sombra por perto. Em Mar vermelho, o grupo ainda transmite sua mensagem de paz e esperança: ?Quero ver as luzes piscando/Quero ver sorrisos pingando/A felicidade brotando no coração/Quero ter alegria explodindo/Quero ver o seu sorriso lindo/A violência esmagada com o perdão?.

Mais informações pelo site: www.sinhavitoria.com.br.