A busca da emoção através da consciência corporal é a matéria prima do trabalho de atores e atrizes quando se preparam para criar uma personagem, seja em teatro, televisão ou cinema. Aplicada ao cotidiano das pessoas, pode promover uma transformação significativa na maneira de se relacionar com o mundo. Este é o mote do curso que a professora de dança e preparadora de elenco da TV Globo, Rossela Terranova, levará ao ACT (Ateliê de Criação Teatral) nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Dirigido para qualquer pessoa que esteja interessada na descoberta do próprio corpo a partir de exercícios, vivências e jogos lúdicos, o curso tem o objetivo de despertar a consciência corporal eliminando tensões, bloqueios e esforços inúteis e alia-se à música para pode levar os participantes à descoberta ou redescoberta do prazer de dançar.

Formada em dança clássica, Rossella Terranova desenvolve este trabalho com o corpo e a pesquisa do movimento desde a década de 70. Já trabalhou em parceria com Klaus Vianna e Evaldo Bertazzo e tem se dedicado nos últimos anos ao espaço que possui em Ipanema, no Rio, e à preparação de elenco de programas e novelas da TV Globo. Seus trabalhos mais recentes foram as novelas "América", Da Cor do Pecado", "Celebridade", "O Clone" e o programa ?Fama?. Agora está envolvida com o elenco de "Belíssima", no ar há poucas semanas.

Em teatro, pesquisou, dirigiu e coreografou trabalhos de teatro-dança e atuou como diretora e preparadora de atores em peças de diretores como Aderbal Freire Filho, Luiz Arthur Nunes, Amir Haddad, Eduardo Wotzik e Marcio Vianna. No ano passado, participou da montagem de "O Santo Parto", a premiada peça escrita por Lauro César Muniz. Anos antes, pesquisou e dirigiu com Luis Mello e Claudia Shapira, "Nijinski, o Divino Bufão".

Envolveu-se ainda em projetos de cinema, participando de filmes como ?Abril Despedaçado?, de Walter Salles, e há muito tempo trabalha em parceria com o ator Rodrigo Santoro, em obras como ?Carandiru? e ?Bicho de 7 Cabeças?.

O curso

A proposta do curso é, antes de tudo, uma troca de experiências. Há tópicos que vão sendo desenvolvidos de acordo com a energia, a disponibilidade e a disposição do grupo. A música é um elemento central usado para propiciar ?mudanças de universo?, segundo Rossella. Mozart, chorinho, tambores japoneses, valsas clássicas, peças dodecafônicas e até Abba podem servir de estímulo aos exercícios feitos durante os três dias de encontro. Também o silêncio das pausas das músicas exerce uma função importante nas diversas atividades do curso.

Sem regras absolutas, sem formato definido, a dinâmica sempre a depender do grupo, são muito claros os objetivos de Rossella no Corpo Mágico. ?A primeira coisa que eu peço aos participantes é que comecem a andar. A maneira como cada um se movimenta começa a me dar subsídios para propor brincadeiras e jogos lúdicos, e a partir disso a confiança propicia que o trabalho avance livremente?.

No trabalho com atores, Rossella conta que a busca do personagem também se inicia com o andar. ?Em televisão, por exemplo, as informações que se tem sobre o papel que um determinado ator vai desempenhar vêm sempre através de uma sinopse. É preciso fazer com que a personagem nasça fisicamente pelas primeiras impressões que temos dela. É a partir do trabalho com a respiração que se chegará às emoções, e elas vêm de um impulso físico?.

Segundo ela, a vantagem de realizar este trabalho com um público variado é que as trocas de experiências se dão num outro nível, com uma espontaneidade e com propósitos muito diferentes. ?Eu me alimento das pessoas que não estão buscando nada mais do que conhecer a si mesmas, buscando a emoção através do corpo?, finaliza Rossella.
 
Serviço
Curso Corpo Mágico
Coordenação: Rossella Terranova
Quando: 25, 26 e 27 de novembro (sexta, das 19h às 22h; sábado, das 10h às 17h e domingo, das 10h às 13h).
Investimento: R$ 120,00 (20% de desconto para alunos do ACT, para aqueles que já participaram de atividades promovidas pelo ACT).
 
ACT – Ateliê de Criação Teatral
Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305, São Francisco
Telefone: (41) 3338-0450