Qualidade de imagem quatro vezes maior. É assim que os telejornais ‘Bom Dia Paraná’, ‘Paraná TV – 1ª e 2ª Edições’ e o ‘Globo Esporte’ da RPC TV em Curitiba, afiliada da Rede Globo Paraná, vão chegar até a casa dos telespectadores na capital paranaense. Nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, inicia-se uma nova etapa na história da emissora que completa 53 anos neste mês. A partir de hoje, os telejornais passam a ir ao ar, ao vivo, em alta definição e ter toda a produção feita a partir da nova tecnologia como: reportagens, links e apresentações de estúdio.

De acordo com Wilson Serra, diretor de Jornalismo da RPC TV, a transmissão já era realizada em sinal digital. “O que muda agora é a qualidade das imagens produzidas, que vão trazer maior nitidez, definição, cor e inovação aos nossos telejornais locais”, afirma Serra.

Os telespectadores da RPC TV que acompanham a programação em dispositivos móveis como tablets e celulares, também vão perceber a diferença. A nitidez em detalhes exigiu mudanças na iluminação do estúdio, na maquiagem dos apresentadores e repórteres, nas câmeras, servidores e no sistema de edição.

A RPC TV em Curitiba é a primeira das oito emissoras do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) a receber a tecnologia. Os programas locais gravados com conteúdos jornalísticos como o ‘Plug’, ‘Meu Paraná’, ‘Revista RPC’ e ‘Painel RPC’ que eram parcialmente produzidos em alta definição, a partir de agora passam a ser totalmente em HD.

O próximo passo da RPC TV será levar a tecnologia também para os telejornais das emissoras no interior do Estado, começando pela RPC TV em Londrina, com previsão para estrear até dezembro deste ano, complementando desta maneira, a programação já produzida pela Rede Globo em HD.

‘Bom Dia Paraná’:

O ‘Bom Dia Paraná’ é o telejornal matutino da RPC TV, com exibições de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30, para todo o Paraná. Com apresentação de Wilson Soler e Giselle Camargo, o telejornal tem como foco transmitir ao telespectador um resumo das principais notícias do dia, com abordagem política, econômica e fatos ocorridos no cotidiano.

‘Paraná TV 1ª Edição’:

Sob o comando de Thays Beleze , O ‘Paraná TV – 1ª Edição’ é um programa jornalístico, com conteúdo voltado para a comunidade, que vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 12h. Preparado pela melhor equipe de jornalismo, o telejornal traz diariamente reportagens e informações precisas e de qualidade, produzidas pelas oito emissoras com cobertura nos quatro cantos do Estado.

‘Paraná TV 2ª Edição’:

Consagrado como o telejornal regional de maior credibilidade e independência, o ‘Paraná TV 2ª Edição’ está entre os programas de maior audiência por atingir milhares de telespectadores de segunda a sábado, a partir das 19h, com apresentação do jornalista e editor-chefe Sandro Dal Piccolo . Com a proposta de oferecer a maior cobertura sobre os acontecimentos do Paraná, o telejornal exibe matérias sobre economia, política, segurança, esportes, saúde e diversos outros assuntos de interesse da população.

‘Globo Esporte Paraná’:

O ‘Globo Esporte’ é um telejornal esportivo que está no ar há mais de três décadas, trazendo os principais eventos esportivos do Paraná, do Brasil e do mundo. No ar, na tela da RPC TV, de segunda a sábado, o programa mostra a cobertura completa dos campeonatos de futebol, além das principais notícias da Fórmula 1, basq,uete, vôlei, atletismo, entre tantas outras modalidades.

No primeiro bloco, são apresentadas as notícias do Paraná e nos demais matérias com enfoque nacional.