Quem tem filho pequeno (mas pequeno mesmo, até uns quatro anos de idade) não só conhece como também certamente é ser fã incondicional do Bita. Sucesso na internet, com mais de um bilhão de visualizações somando-se todos os seus vídeos, o simpático personagem conquistou não apenas as crianças, mas, principalmente, os pais. Com músicas, alegres, bem produzidas e cheias de mensagens positivas, que tratam sobre preservação do meio ambiente e respeito às diferenças, o Mundo Bita se tornou uma alternativa mais interessante ao então monopólio da Galinha Pintadinha. E o melhor de tudo isso é que o Mundo Bita é uma produção 100% brasileira.

Além de ser um dos criadores do personagem, Chaps também empresta sua voz a ele. Foto: Divulgação
Além de ser um dos criadores do personagem, Chaps também empresta sua voz a ele. Foto: Divulgação

Mas uma dúvida que sempre surge quando se ouve as músicas do Bita é: de quem é a voz do famoso personagem? E, agora, a Tribuna do Paraná responde! A voz do simpático Bita, na verdade, é de um de seus criadores, o designer pernambucano Chaps de Melo, que também compõe as canções entoadas pelo ruivo. Apesar disso, ele conta que nunca foi reconhecido como “a voz por trás do Bita”, ainda que muita gente saiba que ele é um dos “pais” do personagem. “Isso ainda não aconteceu. Nem nos elevadores. Como sou um pouco calado, acho que vai demorar para isso acontecer. Às vezes, famílias me param na rua e perguntam se sou o criador do Bita, pedem foto, é bem legal. Mas é engraçado porque, ao mesmo tempo em que sei que a minha voz e minhas composições estão em milhares de casas por todo o país, me sinto um artista comum, que trabalha muito e tem responsabilidades enormes com o público”.

Para quem não sabe, o Mundo Bita já é um “senhor” de oito anos. “Pouco antes da minha primeira filha nascer, criei e desenhei alguns personagens para ilustrar o quatro dela. Foram inspirados no disco O Grande Circo Místico, que estava ouvindo muito na época. Um ano depois, eu e alguns amigos resolvemos começar uma empresa para produzir conteúdo infantil. Queríamos fazer algo autoral, novo e diferente. Mostrei aqueles personagens do quarto da Bebel e o pessoal curtiu muito, pois eram diferentes de tudo o que havia. Foi quando o batizamos de Bita, criamos uma história para ele e começamos a fazer livrinhos digitais. Em 2012, vieram as músicas e não paramos mais”. Os amigos em questão, são os sócios da Mr. Plot, a produtora responsável pelo vídeos, Felipe Almeida, João Henrique Souza e Enio Porto.

Inspiração

Mas de onde vem tanta inspiração para mais de 60 canções compostas em apenas seis anos (e muitas outras que ainda vêm por aí, pois o Bita está lançando seu sexto DVD em 2018)? Para esta pergunta, Chaps tem uma resposta nem tão direta. “Esta é uma questão muito delicada. A criança gosta de escutar e ver a mesma coisa diversas vezes, mas também quer novidades e fazer descobertas. Temos a filosofia de não parar de produzir, para que o conteúdo seja sempre dinâmico e traga novos elementos. Mas não é uma tarefa fácil fazer isso com a qualidade que nós exigimos do nosso próprio trabalho. Isso requer muita concentração, vontade, inspiração e amor ao que se faz. Como nada disso me falta, vou continuar compondo e produzindo junto com os Plots”.

Para escolher os temas que serão trabalhados, os sócios da Mr. Plot contam não apenas com suas próprias ideias, mas também com contribuições especiais dos fãs. “O Mundo Bita tem uma característica marcante, que é a proximidade com o público. As redes sociais são muito ativas; respondemos as mensagens, escutamos as pessoas e isso nos dá subsídios para manter a sintonia com as famílias. Gostamos de fazer enquetes, questionar, incentivamos a participação e esta é a nossa pesquisa diária. Então, como todos os sócios são muito presentes e estão o tempo todo olhando o que se passa, fica mais fácil acertar nos assuntos abordados. Nos reunimos sempre na metade do ano para debater o tema seguinte. Com a decisão tomada, começamos a desenvolver a temática de cada e ver se o que pensamos rende realmente uma temporada”, explica Chaps.

Da esquerda para a direita, Felipe, Chaps, João Henrique e Enio, os quatro sócios da Mr. Plot, a produtora responsável pelos vídeos.
Da esquerda para a direita, Felipe, Chaps, João Henrique e Enio, os quatro sócios da produtora Mr. Plot. Foto: Divulgação

Sucesso nacional

Apesar de todo o sucesso que o Bita faz em todo o país, Chaps é modesto ao falar do personagem. “Ainda não sabemos se o Bita é uma celebridade. Na minha opinião, é um personagem construído com tanto critério e carinho, que as famílias perceberam o cuidado que temos e abriu os lares para a turminha junto com as nossas músicas, clipes, as nossas mensagens. Eu prefiro pensar que o Bita é um amigão das famílias, que está por perto para trazer conceitos positivos e educativos. Um personagem que ajuda a abordar assuntos importantes com naturalidade e alegria. É muito gratificante receber tantas mensagens de carinho todos os dias. As famílias, que nos fizeram ter fôlego para atravessar os momentos mais difíceis, continuam proporcionando o combustível para persistirmos em uma caminhada que está apenas começando”.

Bita e sua turma já têm mais de 1 bilhão de visualizações na internet, além de mais de 60 canções compostas. Foto: Divulgação
Bita e sua turma já têm mais de 1 bilhão de visualizações na internet, além de mais de 60 canções compostas. Foto: Divulgação