Nicole Kidman com
Tom Cruise, no último
filme de Stanley Kubrick.

De Olhos Bem Fechados é o destaque dos filmes da semana. O longa, ainda inédito na televisão aberta, será exibido pelo SBT amanhã, às 22 h. Na verdade, De Olhos Bem Fechados é o epílogo da carreira do consagrado diretor Stanley Kubrick, encerrando uma obra cinematográfica que incluiu sucessos como Spartacus, Lolita, Doutor Fantástico, 2001 Uma Odisséia No Espaço, Laranja Mecânica, O Iluminado e Nascido Para Matar. Inspirado na obra Traunznovelle, ambientada pelo vienense Arthur Schnitzler no período entre guerras, o filme transpõe a trama para a Nova Iorque contemporânea.

No elenco, os papéis principais são de Tom Cruise e Nicole Kidman, que já haviam contracenado em Um Sonho Distante. O diretor Kubrick apostou que, na época, casados na vida real, eles ficariam mais desinibidos em cenas de nu e erotismo. Outro destaque é a sueca Marie Richardson, uma das atrizes favoritas de Ingmar Bergman. E o cineasta Sydney Pollack novamente aparece como ator.

Domingo

McQuade, O Lobo Solitário

(Record, 20 h) Lone Wolf McQuade, de Steve Carner. Com Chuck Norris, David Carradine e Barbara Carrera. EUA, cor, 1991, 106 min. Ação J. J. McQuade é um policial que sempre colocou trabalho em primeiro lugar. No deserto do Texas ele é o campeão em prisões. McQuade resolve tudo sozinho, as agora o capitão decide lhe dar um parceiro, o novato Kayo Ramos, juntos eles descobrem que o tráfico de armas que aterroriza o estado eles vão ter que desbancar estes bandidos de qualquer maneira.

De Olhos Bem Fechados

(SBT, 22 h) Eyes Wide Shut, de Stanley Kubrick. Com Tom Cruise, Nicole Kidman e Sydney Pollack. EUA/Inglaterra, cor, 1999, 120 min. Drama Tom Cruise é o médico Bill Harford, casado com a bela curadora de arte Alice. Fomam um casal bem sucedido e sofisticado. Após uma festa, onde ambos flertaram com outros, eles começam a conversar sobre as vezes em que ficaram tentados a ter um caso extra-conjugal. Perturbado com o que ouviu, Bill, com ciúmes, sai em busca de novas experiências sexuais pelas ruas de NY. Inédito.

A Grande Ilusão

(Band, 23h30) All the King’s Men, de Robert Rossen. Com Broderick Crawford, John Ireland e Mercedes McCambridge. EUA, p&b, 1949, 109 min. Drama Corrompido pelo poder, político de cidade do interior que consegue se eleger governador arruína a própria vida e a das pessoas que o cercam, até ser assassinado. Oscar de melhor filme.

Segunda

Nova Iorque em Pânico

(Globo, 22 h) Aftershock: Earthquake In New York, de Mikael Salomon. Com Tom Skerritt, Sharon Lawrence e Charles Dutton. EUA, cor, 1999, 145 min. Suspense Terremoto catastrófico atinge Nova York e milhares de pessoas ficam soterradas. O prefeito e o chefe dos bombeiros da cidade precisam ignorar suas diferenças para juntos superarem as dificuldades. Inédito.

Terça

Slappy e A Turma

(Globo, 16 h) Slappy And The Stinkers, de Barnet Kellman. Com Joseph Ashton, B D Wong e Bronson Pinchot. EUA, cor, 1997, 90 min. Comédia Em visita a um aquário, cinco garotos espevitados têm uma brilhante idéia: salvar o leão marinho Slappy do cativeiro. A situação se complica quando um ladrão rouba o animal, para vendê-lo a um circo.

Chamada para um Morto

(Globo, 3h15) The Deadly Affair, de Sidney Lumet. Com James Mason, Simone Signoret e Maximilian Schell. Inglaterra, cor, 1966, 3:15 h. Drama Investigando por conta própria a morte de um membro do Gabinete do Exterior inglês, o agente Charles Dobbs, do Intelligence Service, desconfia da viúva, Elsa Fennan, após um telefonema suspeito. Vem a descobrir, ajudado pelo inspetor Mendel, que Elsa e um ex-colega seu dos tempos de guerra, Dieter Frey, eliminaram a vítima, que traíra o Partido Comunista. Dieter é, por coincidência, amante de Anna, mulher de Dobbs.

Quarta

À Queima Roupa

(Globo, 3h30) Point Blank, de John Boorman. Com Lee Marvin, Angie Dickinson e John Vernon. EUA, cor, 1967, 100 min.

Drama Walker é um bandido que foi traído pela mulher Lynne e seu amante Reese. Após ser fuzilado e abandonado à morte pela dupla, ele consegue recuperar-se e volta dois anos depois para obter vingança e tentar reaver a fortuna que lhe foi roubada.

Quinta

Não Tenho Troco

(Globo, 1h55 ) Quick Change, de Bill Murray/Howard Franklin. Com Bill Murray, Geena Davis e Randy Quaid. EUA, cor, 1990, 95 min. Comédia Entediado com a vida que leva em Nova York, um homem convence sua namorada e seu melhor amigo a participarem de um assalto a um banco. Depois do roubo, o trio, perseguido por um policial, tenta chegar ao aeroporto da cidade onde pretende pegar um avião e fugir para o exterior, enfrentando todos os problemas de uma cidade grande, como trânsito congestionado, pessoas que se perdem pelas ruas, etc.

Nervos de Aço

(Record, 22:h0 h) Raw Nerve, de Avi Nesher. Com Mario Van Peebles, Nicollette Sheridan e Raw Nerve. EUA, cor, 1990, 99 min. Ação Um policial fica sócio de uma casa de câmbio, mas seu sócio não é uma pessoa das mais confiáveis. A polícia descobre muitas irregularidades e começa a caçar o policial como uma criminoso. Ele acaba envolvendo no meio desta confusão sua namorada e um antigo colega de profissão.

A Maldição dos Mortos-vivos

(Globo, 3h0 ) The Serpent and the Rainbow, de Wes Craven. Com Bill Pullman, Cathy Tyson e Zakes Mokae. EUA, cor, 1987, 100 min. Terror Um antropólogo estuda as histórias de zumbis e acaba viajando para o Haiti, em busca da fórmula que permite transformar os mortos em “mortos-vivos”. Apaixona-se por uma bela moça, que luta contra a ditadura de Baby Doc e se envolve com as lutas políticas locais.

Sexta

Hércules em Busca do Reino Perdido

(Globo, 15h55) Hercules And The Lost Kingdom, de Harley Cokeliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn e Renee O’Connor. EUA/Nova Zelândia, cor, 1994, 100 min. Aventura Numa época muito distante, Hércules, filho de Zeus é o mais forte dos homens, procura uma cidade mágica ameaçada de destruição por sua arqui-inimiga: a deusa Hera. Em sua jornada, o herói enfrenta uma série de perigos, entre eles, um gigante e um monstro marinho.

Desejo Proibido

(Band, 1h30 ) If These Walls Could Talk 2, de Jane Anderson. Com Vanessa Redgrave, Marian Seldes e Paul Giamatti. EUA, cor, 2000, 95 min. Aventura A questão do homossexualismo feminino abordada em três diferentes épocas: em 1961, mulher idosa enfrenta problemas financeiros quando sua companheira de longa data morre. Em 1972, no auge dos protestos feministas pelos direitos das mulheres, garota universitária se apaixona por lésbica. E em 2000, casal de lésbicas resolve ter um filho naturalmente e enfrenta os percalços de arranjar o doador perfeito para uma inseminação.

Sábado

Um Plano Simples

(Record, 22h45 ) A Simple Plan, de Sam Raimi. Com Billy Bob Thornton, Bill Paxton e Bridget Fonda. EUA, cor, 1998, 121 min. Policial No ano novo, numa pequena cidade gelada dos EUA, três moradores encontram avião acidentado, com um piloto morto e uma mala contendo 4 milhões de dólares. Eles decidem levar a mala. Os problemas têm início quando, ao retornar ao local para devolver pequena parte da quantia, para despistar as autoridades, eles acidentalmente matam um morador local.

* Até o fechamento desta edição, o SBT não havia liberado os filmes referentes a esta semana.