Na semana do Carnaval, não há muito para onde fugir. De um lado, a Globo exibe o tradicional desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. De outro, a Band transmite os trios elétricos direto do Carnaval da Bahia. O jeito é o telespectador se contentar com as poucas opções de filmes da tevê aberta ou, quem sabe, recorrer à locadora de vídeo mais próxima de sua casa. E, já que o assunto é "fugir" do Carnaval, a melhor opção de hoje é, com o perdão do trocadilho, O Fugitivo, de Andrew Davis, que o SBT reprisa na Sessão das Dez e Meia. Nesta adaptação de uma série homônima da década de 60, Harrison Ford, o eterno Indiana Jones, interpreta o Dr. Richard Kimble vivido na tevê por Richard Chamberlain , um conceituado cirurgião que é condenado injustamente pelo assassinato da própria mulher. A caminho do presídio, ele consegue fugir e se vê obrigado a encontrar o verdadeira criminoso. Além disso, ainda tem de escapar da perseguição implacável do tira interpretado por Tommy Lee Jones. Como de costume, Harrison Ford dá conta do recado, mas é Tommy Lee que rouba a cena. Merecidamente, ele ganhou o Oscar de Melhor Coadjuvante por esse papel.

Ainda hoje de Carnaval, a Band reprisa Amor Daquele Jeito, de Melville Shavelson, que reúne um dos casais mais badalados de Hollywood, Paul Newman e Joanne Woodward. Os dois se conheceram no Actors Studio em 1954, quando Joanne tentou fazer um teste para ingressar na famosa academia de interpretação de Nova Iorque. Paul e Joanne começaram a namorar naquela ocasião e se casaram quatro anos depois, em 1958. No mesmo ano, contracenariam em O Mercador de Almas, filme de Martin Ritt inspirado em contos de William Faulkner. Já Amor Daquele Jeito, que a Band exibe na madrugada de domingo para segunda, conta a história de um jornalista esportivo que conhece uma jovem em Paris. Depois de alguns desencontros, ele começa a desconfiar de que ela não passe de uma garota de programa. Vale pelo figurino de Edith Head, oito vezes ganhadora do Oscar, pelo tema de abertura de Sinatra e pelo carisma do casal.

Hoje

Jasão e os Argonautas

(SBT, 13h) Jason & the Argonauts, de Nick Willing. Com Jason London, Dennis Hopper e Frank Langella. EUA, cor, 2000, 134 min. Aventura. Ao atingir a maioridade, Jasão tenta reassumir o trono de Tessália, tomado temporariamente por Pélias. Para retomar o trono, Jasão terá de empreender uma viagem e recuperar a guarda de um dragão, um valioso manto dourado, símbolo da família. Para tal empreitada, Jasão encomenda uma embarcação a Argos, cujos tripulantes serão chamados de argonautas.

O Fugitivo

(SBT, 22h30)

The Fugitive, de Andrew Davis. Com Harrison Ford, Tommy Lee Jones e Julianne Moore. EUA, cor, 1993, 94 min. Aventura. O bem-sucedido Dr. Richard Kimble chega em casa uma noite, encontra a mulher morta e acaba lutando com o assassino. Preso e condenado injustamente pela morte da mulher, Kimble consegue fugir e começa sua busca pelo verdadeiro assassino, um homem com um braço só.

Amor Daquele Jeito

(Band, 2 h) A New Kind of Love, de Melville Shavelson. Com Paul Newman, Joanne Woodward e Thelma Ritter. EUA, cor, 1963, 110 min. Romance. Um jornalista esportivo conhece uma compradora de moda em Paris, mas, depois de alguns enganos, ele imagina que ela seja uma garota de programa de luxo.

Terça

A Praia

(Globo, 1h35)

The Beach, de Danny Boyle. Com Leonardo Di Caprio, Tilda Swinton e Virginie Ledoyen. EUA, cor, 2000, 95 min. Aventura. Richard, um jovem americano, vai à Tailândia em busca de aventura. Fica sabendo da existência de uma praia paradisíaca numa ilha isolada e parte à sua procura em companhia de casal francês. Lá, encontram uma comunidade de turistas que abandonaram a civilização. Logo, Richard descobrirá que a ilha guarda perigos como tubarões e alguns tailandeses dispostos a manter o lugar em segredo.

Quarta

No Limite da Inocência

(Globo, 3h50) On The Edge Of Innocence, de Peter Werner. Com Kellie Martin, James Marsden e Lisa Jakub. EUA, cor, 1997, 98 min. Drama. Zoe e Jake se conhecem numa clínica para jovens com distúrbios emocionais. Apaixonam-se e fogem juntos, mas, acidentalmente, se metem numa confusão com a polícia durante o caminho. A garota resolve pedir ajuda ao pai, pianista famoso, mas a rejeição paterna a leva a uma crise que pode afastá-la de vez da realidade.

Quinta

Sabrina Vai a Roma

(Globo, 15h55)

Sabrina Goes to Rome, de Tibor Takacs. Com Melissa Joan Hart, Eddie Mills e Tara Charendoff. EUA, cor, 1998, 93 min. Aventura. Em Roma, Sabrina fica fascinada com o verdadeiro "museu" que a cerca e volta ao passado de feiticeira "ativa", aprontando muitas situações cômicas, românticas e sentimentais.

A Volta do Guerreiro Americano

(Globo, 3h40) American Ninja 2 The Confrontation, de Sam Firstenberg. Com Michael Dudikoff, Steve James e Larry Poindexter. EUA, cor, 1987, 83 min. Aventura. Os soldados Joe Armstrong e o negro Curtis Jackson, especialistas em lutas marciais, são enviados pelo governo americano a uma ilha do Caribe, onde quatro fuzileiros navais encarregados da segurança da embaixada dos EUA desapareceram misteriosamente. Eles descobrem que o chefão do tráfico de drogas local, dedicado à engenharia genética, vem transformando os fuzileiros em perigosos ninjas.

Sexta

Heróis Muito Loucos

(Globo, 15h30) Mystery Men, de Kinka Usher. Com Ben Stiller, Claire Forlani e Janeane Garofalo. EUA, cor, 1999, 94 min. Comédia. De dia, eles são um bando de perdedores. Mas, à noite, eles se transformam num grupo de super-heróis que luta contra os criminosos da cidade. Quando o capitão é seqüestrado pelo vilão, o resto da turma se une para resgatá-lo.

Havana

(Globo, 3h30) Havana, de Sidney Pollack. Com Robert Redford, Lena Olin e Alan Arkin. EUA, cor, 1990, 95 min. Drama. Em Cuba, pouco antes da vitória dos rebeldes liderados por Fidel, Jack, jogador de cartas profissional, sai dos Estados Unidos para organizar um torneio de pôquer em Havana. No navio, conhece a bela Roberta, por quem se apaixona. Logo que chegam a Cuba, o marido de Roberta, membro das forças revolucionárias, é morto por militares. Roberta acaba sendo presa, fazendo com que Jack tente libertá-la de todas as formas.

Sábado

Uma Santa Mudança

(SBT, 14h) A Saintly Switch, de Peter Bogdanovich. Com David Alan Grier, Al Waxman e Scott Owen Cumbertach. EUA, cor, 1998, 91 min. Aventura. O zagueiro Dan, de 38 anos, vê sua carreira ser recomeçada ao cancelar contrato com seu atual time de futebol. Sua família não agüenta mais essa vida porque eles sempre se mudam por causa da carreira de Dan. Mesmo em meio às discussões, eles vão para Nova Orleans. Lá, descobrem que a casa que estão alugando pertencera a uma poderosa feiticeira.

Esqueça Paris

(SBT, 16h) Forget Paris, de Billy Cristal. Com Billy Cristal, Debra Winger e Joe Montegna. EUA, cor, 1995, 96 min. Romance. Mickey Gordon é um famoso árbitro de basquete da NBA, que conhece uma funcionária de uma empresa aérea em uma circunstância inusitada. Eles se apaixonam e vivem em um clima de intenso romance em Paris. Daí em diante, o que se vê são os altos e baixos de um relacionamento entre duas pessoas com personalidades diferentes.