O Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba recebeu ontem os alunos vencedores do XIV Concurso Literário do Grande Bairro Alto. Para a alegria da criançada, o prefeito Beto Richa participou do encontro recebendo-a com um café da manhã. Em sua 14.ª edição, o tema do concurso foi "Se eu fosse o prefeito". Os trabalhos foram divididos nos grupos de 3.ª a 4.ª e 5.ª a 8.ª séries do ensino fundamental e 1.ª série do ensino médio; para resolver os problemas da cidade as crianças elaboraram contos, poesias e redações descrevendo o que fariam se fossem o prefeito de Curitiba.

Após o café da manhã os alunos fizeram um passeio pela Câmara Municipal, gabinete do prefeito, estação de captação e tratamento de água e esgotos e o aterro sanitário da Caximba, onde é armazenado o lixo da cidade. Segundo o vereador e criador do concurso literário Jair Cézar, o roteiro foi elaborado de forma que os alunos vissem alguns serviços essenciais lembrados em grande parte dos trabalhos inscritos no concurso. "A questão do lixo urbano, o tratamento da água, a distribuição de energia e o papel do poder público na solução de problemas relacionados a estas questões", diz Jair Cézar.

Com o intuito de incentivar a leitura e a escrita nos estudantes do ensino fundamental e médio, o projeto vem estimulando os alunos a mostrarem suas qualidades e a desenvolverem textos nas categorias de poesia, conto e redação.