Na edição anterior do Emmy Awards, a torcida para que Os Sopranos, da HBO, levasse para casa o prêmio de melhor seriado não foi suficiente para desbancar a hegemonia do politicamente correto The West Wing, da NBC, que levou o Emmy pela quarta vez consecutiva de melhor série dramática. Porém, na 56.ª edição do Emmy Awards, que acontece neste domingo, Os Sopranos – que narra a trajetória de uma família de mafiosos – pode finalmente conquistar o merecido reconhecimento, já que ostenta 20 indicações.

“Agora é hora de reconhecer o dos outros. Mas um programa com ladrões e drogas não agrada a todos”, disse na ocasião o ator integrante do elenco da série, James Gandolfini, confiante de que os acadêmicos mudem de idéia.

Na categoria minissérie, Angels in America, da HBO, lidera o ranking com 21 indicações, até por ter no elenco estrelas do naipe de Al Pacino, Meryl Streep e Emma Thompsp, deixando para trás produções como American Family Journey of Dreams, da PBS, e Traffic, do canal USA.

A disputa mais acirrada fica por conta das séries de comédia, talvez por serem as “queridinhas da América”. Arrested Development, da FOX, é uma grata surpresa e mostra que ainda há muito o que inovar dentro de um sitcom, que pode se tornar o azarão da noite e surpreender. Já Wlil & Grace e Curb your Enthusiasm não devem obter votos suficientes. A cerimônia de entrega do prêmio mais importante da televisão americana será realizada neste domingo no Shrine Auditorium, em Los Angeles, Estados Unidos, e será transmitida ao vivo a partir das 20h pelo canal Sony Entertainment Television.