Seu Jorge é hoje o mais internacional dos artistas brasileiros. Faz mais shows no exterior do que no país, recebe um convite para cinema atrás do outro, canta com Ivete Sangalo em Nova York e com o U2 no Morumbi. Estourado nas paradas de sucesso das rádios e tvs de todo o Brasil, Seu Jorge retorna a Curitiba no próximo dia 16 de setembro, desta vez, com a turnê de lançamento do seu novo trabalho, “Música para Churrasco – volume1” (Universal Music), como entrega o nome, não será filho único, dando origem a uma trilogia. Guiado pelo repertório popular e faixas inspiradas em personagens típicos do subúrbio carioca, o artista sobe ao palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143), a partir das 23 horas, para apresentar o quinto álbum de estúdio na discografia, que traz o samba rock com forte acento na MPB.

No roteiro do novo show, estarão garantidas “A Doida”, “Vizinha”, “A Véia” e “Dia de Comemorar”, além é claro, de hits como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio” e “Trabalhador”.

No palco, Seu Jorge é acompanhado por uma super banda formada por Pretinho da Serrinha (cavaco, percussão e direção musical), Sidão Santos (baixo), Adriano Trindade (bateria), Jorge Quininho (percussão), Rodrigo Tavares (teclados), Claudinho Andrade (teclados), Jr. Gaiatto (violino e gaita), Edy Trombone (trombone), Fernando Bastos (sax), Paulinho Viveiro (trompete), Fernando Vidal ( guitarra) e DJ Cia.

O repertório do novo disco faz em praticamente todas as dez músicas alusão a um personagem que fatalmente você conhece ou já ouviu falar. Para não ir tão longe, basta lembrar da “Mina do Condomínio” e da “Burguesinha”. Músicas para churrasco traz outras personagens como em “A doida” ou em “A veia” – esta última, a preferida do próprio Seu Jorge no atual repertório. Há também espaço para vizinhas, a amiga das esposas e até uma japonesa. Um raríssimo representante do sexo masculino nesse corolário de tipos suburbanos se encontra em “Meu parceiro”.

Sobre Seu Jorge

Jorge Mário da Silva nasceu em 1970,em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ainda pequeno, mudou-se com a família para a comunidade do Gogó da Ema,em Belford Roxo, na baixada fluminense. O nome artístico, Seu Jorge, partiu de uma sugestão do amigo e músico Marcelo Yuka.

Sobrinho da sambista Jovelina Pérola Negra (1944-1998), primo de Dudu Nobre e filho de sambista, freqüentou desde cedo as rodas de samba e os bailes funk da periferia carioca. Autodidata, aprendeu a tocar violão sozinho e começou dando canjas de voz e violão em bares cariocas em troca de comida. Nesse período, conheceu o cantor, compositor e violonista Gabriel Moura (seu principal parceiro musical até hoje) e por intermédio dele ingressou no teatro.

Iniciou sua carreira, em 1998, com a banda Farofa Carioca e no mesmo ano lançou seu primeiro CD, intitulado “Moro no Brasil”. Em 1999, após se desligar do Farofa Carioca, acompanhou o Planet Hemp em turnê no Japão e nos Estados Unidos como percussionista. Logo após partiu para carreira solo.

Em 2001, lançou pela gravadora Regata Music o CD “Samba Esporte Fino”, seu primeiro trabalho solo, produzido por Mario Caldato Jr, produtor de todos os outros discos de Seu Jorge. Em 2004, o CD “Cru” vendeu mais de 30 mil cópias na França, sendo licenciado para outros selos europeus e vendendo 50 mil cópias na Europa. Os sucessos de crítica e de público renderam ao disco o oitavo lugar na lista dos dez melhores CDs da revista Observer Monthly Music, e a Seu Jorge, o título de “o homem mais cool do mundo no momento”, pelo jornal britânico Daily Telegraph, em 2005.

Em 2005, Seu Jorge lançou no Brasil o DVD “MTV Apresenta Seu Jorge” e destacou-se como uma das principais atrações do MIDEM (Mercado Internacional do Disco e Edição Musical), na França, além de estourar sua voz nas rádios com a canção “É Isso Aí”, versão para “The Blower´s Daughter”, do músico irlandês Damien Rice. Em 2007, lançou seu terceiro trabalho solo, intitulado “América Brasil”, com registros de “Burguesinha” e “Seu Olhar”, entre outros. O disco ganhou regravação ao vivo em 2009 e foi lançado na Europa, Brasil e Estados Unidos. Em 2008, Seu Jorge liderou as paradas de sucesso brasileiras com três músicas: “Burguesinha”, “Mina do Condomínio” e “Trabalhador”.

Em 2010, Seu Jorge lançou nos EUA, Europa e Japão o CD “Seu Jorge and Almaz”, com releituras psicodélicas de canções como “Everybody Loves the Sunshine” (Roy Avers), “Errare Humanum Est” (Jorge Ben Jor) e “Cristina” (Tim Maia), dentre outras.

Serviço

Seu Jorge – Turnê ” Música para churrasco -Vol 1″
Local: Curitiba Master Hall (R:Itajubá,143, Portão)
Data: 16.09.2011 (Sexta-feira)
Horários: abertura da casa: 20h / Início do show: 23h
Duração do show: 90 min
Preço: R$ 44 meia-entrada
Pontos de Venda: Disk-Ingressos (41 – 3315-0808, www.diskingressos.com.br e nos quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total)
Informações para o público: (41) 3315-0808 / 3248 -1001
Censura: 16 anos