Foto: José Gomercindo/SECS

Com uma coreografia contemporânea e um toque de humor, a montagem do Balé Guaíra foi feita para agradar a todas as camadas sociais.

O Balé Guaíra apresenta o espetáculo Romeu e Julieta, hoje, feriado do Dia do Trabalho, às 20h30, a preço reduzido – R$ 10,00 (platéia) e R$ 5,00 (balcões) e desconto de 50% para os portadores do Cartão Teatro Guaíra sem a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A resposta do público pela nova montagem da trama de amor de Shakespeare, interpretada pelo Balé Guaíra, com música de Prokovief, foi positiva e garantiu a lotação máxima desde a estréia, no dia 23 de abril, no Guairão.

?É um espetáculo plástico, alegre, colorido, de muita sensibilidade e romantismo?, afirma a professora Mara Lima, na estréia do balé. ?Estive presente em várias apresentações do balé, em espetáculos anteriores, e considero esse o auge do trabalho em dança da companhia?, confirma Luiz Gaspavovic. ?A produção é magnífica, a coreografia é incrivelmente harmonizada à música e o figurino criativo e bem elaborado. É um espetáculo completo?.

A produção da famosa obra de Shakespeare pela equipe do Guaíra começou em 2007. De lá para cá, muitos ajustes foram feitos em busca da perfeição do movimento de corpo com a música, cores, jogo de cenas, figurinos, iluminação aliados à trágica e bela história de amor medieval. ?Os figurinos, por exemplo, estão sempre sendo adaptados na medida em que realizamos os ensaios?, diz o figurinista Paulinho Maia. ?Assim como a iluminação?, completa Cleverson Cavalheiro, que junto com Carlos Kur são responsáveis pelos cenários e o jogo de luzes do balé.

?A coreografia contemporânea e o toque de humor fazem com que a montagem paranaense seja apreciada por todas as camadas sociais em diferentes níveis culturais?, afirma a secretária da Cultura, Vera Mussi. ?Depois das nove apresentações em Curitiba, vamos buscar recursos para apresentar o espetáculo no interior e levar cultura ao povo, especialmente porque o Paraná possui bons teatros localizados em regiões estratégicas, todos capazes de apresentar produções deste porte.?

O espetáculo Romeu e Julieta é uma promoção e produção do Centro Cultural Teatro Guaíra, com recursos da Lei Rouanet, sob o patrocínio da Sanepar, Peróxidos do Brasil, BRDE, TCP, Furukawa, Munters. Contou com o apoio da Avon Cosméticos, Panificadora Saint Germain, Museu Oscar Niemayer, entre outras instituições e estabelecimentos. ?Esta união de interesses em prol da Cultura resultou num trabalho maravilhoso em que a unidade geral da equipe – técnicos e artistas do Teatro Guaíra garantiu o sucesso do espetáculo?, afirma a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Marisa Villela.