Quando os acordes iniciais do hit ?Taste in Men? ecoaram pelo El Divino Club na última quinta-feira, era a indicação de que o show do trio inglês Placebo estava começando. Por volta da 0h30, em coro, os cerca de três mil fãs que se acotovelavam por um lugar na frente do palco saudaram a entrada do líder da banda, Brian Molko. Uma das figuras mais extravagantes do mundo do rock ? a banda cultua um ar ?glam? e andrógino, que se tornou sua marca registrada ? , o roqueiro subiu no palco da quarta etapa do festival Claro q é Rock com o mesmo modelito que usou nos três primeiros shows no Brasil ? jeans, camisa branca e gravata preta, realçados por maquiagem nos olhos e unhas pintadas de preto.

O trio, acompanhado de dois músicos de apoio, desfilou um repertório baseado na coletânea ?Once More With Feeling?, recentemente lançada no Brasil. Tratou-se, portanto, de um show recheado de hits dos três álbuns da banda. Logo na segunda música, ?Bitter End?, o Placebo tinha o público na mão. Público esse que, além dos catarinenses, estava recheado de paranaenses que foram à capital do Estado vizinho conferir de perto Molko e companhia. Curitiba ficou fora da tour do Placebo, pois, segundo a produção, nenhum promotor de eventos quis concorrer com o Curitiba Pop Festival, que deveria acontecer na mesma época, mas acabou transferido para setembro.

Sorte do público de Florianópolis, que durante uma hora e meia pôde ver de perto as estripulias do baixista e guitarrista Steven Osldal, que com seus trejeitos e simpatia, deu um show à parte. Em ?Pure Morning?, a música que revelou o grupo, Molko deu uma de DJ e mixou parte da faixa enquanto cantava. Destaque ainda para uma retrabalhada versão mais lenta de ?36 Degrees?.

O Placebo saiu do palco para fazer charme e voltou para o bis. O público não arredou o pé do clube até que alguém da produção subiu no palco para anunciar a vencedora da seletiva catarinense do ?Claro que é Rock?, a banda Spiegel, que juntamente com outros quatro conjuntos, abriu o show dos ingleses. O Placebo se apresenta agora em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. No segundo semestre acontece a final do festival, com as bandas selecionadas nas primeira oito etapas. A Claro promete trazer outros grandes nomes do roque independente internacional para fechar os shows.

Set list do show em Floripa

1. Taste in Men
2. Bitter End
3. Every You Every Me
4. Protege Moi
5. Blackeyed
6. Special Needs
7. English Summer Rain
8. Without You I’m Nothing
9. I Do
10. This Picture
11. Special K
12. Slave to the Wage
13. 36 Degrees
14. Pure Morning
15. 20 Years
16. Teenage Angst
17. Nancy Boy