Sorte, amor, dinheiro… Qual seu maior desejo para o Ano Novo? De acordo com a tradição popular, a cor da roupa que você usa na virada do ano pode dar uma “mãozinha” para que você consiga alcançar seu objetivo no novo ciclo que está começando. Mas, para isso, é preciso, primeiro, saber o significado de cada cor para poder escolher aquela que está mais relacionada com os seus sonhos. É por isso que a Tribuna do Paraná explica o significado das cores mais procuradas para essa época para te ajudar a não errar.

>> VEJA TAMBÉM: confira o web storie com o significado das cores no ano novo

Verde

Além de simbolizar a sorte, também é a cor do equilíbrio e da saúde, perfeita para quem quer começar o Ano Novo com o pé direito e saúde perfeita pra encarar os desafios do ano. O verde ainda significa vigor, frescor, esperança e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. A cor traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. É para quem quer começar o ano em perfeito equilíbrio. Entre as tonalidades possíveis, o verde limão, mais vivo e amarelado, sugere uma força ativa, muita energia. Já o verde claro significa contentamento e proteção.

Azul

É a cor do bem-estar e da paciência, da amabilidade e da serenidade. Também simboliza o ideal e o sonho, já que representa o céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento, sendo ideal para transmitir boas vibrações para a realização de seus sonhos no Ano Novo. Também é uma cor interessante pra quem vai fazer vestibular, já que simboliza segurança, tranquilidade e facilita o poder de comunicação. Por fim, também simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade. Uma roupa na cor azul claro vai expressar tranquilidade, abertura e frescor. É para começar o ano com serenidade e vivacidade.

Lilás

Para quem tem dúvida a respeito de qual o tom exato do lilás, esclarecemos que esta cor é um roxo pendendo para o azul. Sendo assim, é uma cor que também significa espiritualidade e intuição, mas de forma mais leve e sutil. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ideal para começar o Ano Novo de forma leve e tranquila. Lilás é uma cor que ajuda a encontrar novos caminhos durante o ano e a elevar nossa intuição espiritual para enfrentar com serenidade os desafios do ano que chega.

Roxo

A cor simboliza transformação e mudanças, representando a transformação da energia negativa pela positiva. Também representa espiritualidade e ajuda a se livrar da depressão. É a cor ideal para quem quer um ano repleto de boas mudanças e muita alegria no coração. O roxo ainda simboliza respeito e dignidade. Assim como o preto, o roxo remete a nobreza e poder. É para começar o Ano Novo em grande estilo. O roxo ainda significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.

Rosa

Além do amor de namorados e relacionamentos, o rosa também é a cor do amor-próprio. Quer encontrar um amor? Se quiser aumentar sua autoestima, aposte nessa cor que, além de ser tendência (principalmente os rosas mais “vivos”), vai te ajudar a se amar mais. Por ser um vermelho suavizado com o branco, o rosa é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso. A cor ainda representa romance, sensualidade e beleza feminina.

Vermelho

A cor vermelha estimula a força de vontade, a energia e a coragem, além de ser o símbolo da paixão e do sentimento, simbolizando o amor e o desejo. O vermelho também é ideal para quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões no próximo ano. Por fim, a cor ativa e estimula, significando elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

+ Veja também: Romã, figo, lentilha. Você sabe as superstições de Ano Novo por trás destes alimentos?

Laranja

Para quem anda se sentindo muito cansado, sem energia para estudar, namorar ou ir pra academia, o laranja é a cor ideal, já que está relacionada à vitalidade, além de ser uma cor quente e atraente. O laranja também é a cor do calor afetivo, da intimidade, expressando energia e desejo, além de demonstrar que você está com o pique todo para o Ano Novo (e para a noitada). Laranja também é a cor do sucesso e da prosperidade, além de representar a confiança, estimulando o otimismo, a generosidade e o entusiasmo.

Branco

O branco é a cor clássica do Ano Novo e das festas de Réveillon. Branco é a reunião de todas as cores e a cor ideal para se purificar de energias antigas e começar coisas novas – não é à toa que é a cor tradicional das roupas de Ano Novo! É para quem quer começar um ano cheio de paz e boas novidades! O branco transmite paz, calma e pureza, significando inocência e esperança no bem. A cor revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior e a sensação de proteção.

Prateado

A cor prata é para quem quer fazer tudo diferente a partir de 1º de janeiro. Então, aposte no prata para trazer as energias da inovação no seu Ano Novo. Mas cuide para não exagerar! O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação, então é capaz de você ficar parecendo um androide. Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e prosperidade. Expressa sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.

Dourado

O dourado representa o Sol e, por isso, é a cor associada ao luxo e ao sucesso! Se quiser, basta combinar essa cor com alguma outra, como o branco, ou usar em acessórios, já que dourado dos pés à cabeça pode ser um pouco demais para mulheres mais discretas. O dourado é para quem quer brilhar nesse novo ano! O dourado está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. É para começar o Ano Novo em alto nível e transmitir boas vibrações de prosperidade. A cor dourada ainda expressa vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza.

Amarelo

Cor clara e vibrante, o amarelo simboliza a alegria de viver e também a inteligência e capacidade de aprender. O amarelo também é a cor para quem quer ser feliz, pois expressa leveza, descontração, otimismo. A cor ainda simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres, rejuvenesce e expressa charme. É para valorizar a amizade e o calor humano no Ano Novo. Além, é claro, de estar relacionado à riqueza e ao dinheiro.

Fonte: Site Significado das Cores.