Foto: Divulgação

Iluminador aborda a atividade teatral sob a ótica do profissional da luz.

O Teatro Novelas Curitibanas, espaço da Prefeitura Municipal gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, abriga o curso ?Sob a Luz de Aurélio de Simoni?, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1.º de novembro. No encontro, o iluminador carioca Aurélio de Simoni aborda as etapas da criação de um espetáculo, ressaltando processos de criação da luz, estruturas de produção, relação entre os profissionais de teatro e ética profissional. As inscrições devem ser feitas mediante a doação de um livro não didático (preferência por livros sobre teatro e artes em geral). Informações pelo telefone (41) 3213-7525.

Resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e o Núcleo Paraná da Associação Brasileira de Iluminação Cênica (ABrlC-PR), o curso reafirma a proposta de o Teatro Novelas Curitibanas, recentemente reaberto ao público, ser um centro de excelência em artes cênicas. O objetivo da iniciativa é a troca de informações e conhecimentos entre os envolvidos com a arte teatral, como diretores, iluminadores, atores, criadores e técnicos.

As aulas serão divididas em turnos, sendo que na parte da tarde, das 15h às 18h, atendem a estudantes e no período da noite, das 19h30 às 21h30, estarão voltadas a profissionais interessados na reflexão sobre o fazer teatral.

?Sob a luz de Aurélio de Simoni? é um evento diferenciado, que foge das tradicionais oficinas de iluminação para iniciantes. O encontro fornece à classe teatral local a oportunidade de reunir profissionais e amadores em torno de um mesmo tema, contando com a experiência de Aurélio de Simoni, considerado um dos nomes mais importantes na área de iluminação cênica no Brasil. Durante o curso, Simoni apresenta sua obra, seu pensamento criador e suas técnicas teatrais, levando os participantes à reflexão sobre a atividade cênica.

O encerramento do curso acontece com um debate sobre ?Prática e ética no teatro brasileiro?, contando com a participação de Beto Bruel (iluminador), Carlos Kur (cenógrafo), Enéas Lour (ator), Edson Bueno (diretor), Cleverson Cavalheiro (técnico), João Luiz Fiani (produtor) e Luiz Nobre (presidente da ABrIC), além de intervenções dos alunos e do público presente.

Serviço:

Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222), ?Sob a luz de Aurélio de Simoni?, dias 30 e 31 de outubro e 1.º de novembro de 2006, urma tarde das 15h às 18h. Turma noite: das 19h30 às 21h30. Inscrições mediante doação de um livro não didático (preferência por livros sobre teatro e artes em geral). Informações pelo telefone (41) 3213-7525.