Luiza Dantas/Carta Z Notícias
Grazielli Massafera: ?Ah, eu sou muito magrela…?.

Assim que Grazielli Massafera saiu da casa da sexta edição do Big Brother Brasil, no início de 2005, foi levada diretamente para a sala de Mário Lúcio Vaz, o diretor-geral de teledramaturgia da Globo. ?Não fazia idéia de quem era aquele homem, mas ele disse que eu iria conhecer uma pessoa?, lembra a ex-moradora de Jacarezinho, interior do Paraná, onde nasceu há 24 anos. Em seguida, Grazielli foi apresentada a Manoel Carlos, a quem logo chamou de Seu Manoel. ?Nesse instante o Mário olhou para a televisão e me disse: ?Quero te ver ali!??, recorda a aprendiz de atriz, com um esboço de sorriso. Nessa época, Maneco já estava pensando em escrever um papel especialmente para a loura em Páginas da Vida.     

Mas antes de isso acontecer, a direção da emissora preferiu investir um pouco mais na segunda colocada do ?reality show? e a ?internou? na Oficina de Atores da Globo. Durante três meses Grazi teve aulas de interpretação, expressão corporal e canto, de segunda a sexta, das 10h às 19h. ?Eu nunca fui nada. Agora vou começar a engatinhar numa profissão?, comemora a ex-Miss Brasil Beleza Internacional de 2004, título que permitiu que a tímida moça do interior fosse fisgada por um ?olheiro? do BBB. Igualmente acanhada e simples é Thelma, sua personagem que entra na segunda fase da trama e chega a se confundir com Grazi pelas semelhanças. ?Me chamou muito a atenção ela falar ?porrta? e ?porrteira?, assim como eu. Assim fica mais fácil. Não ia conseguir perder meu sotaque tão rápido?, acredita, aliviada.

Criada na fazenda de Tide, personagem de Tarcísio Meira, Thelma é filha da doméstica Constância, de Walderez de Barros. Ela resolve ir morar com a mãe no Leblon. Com isso, a moça da roça passa a conviver com Jorge, personagem de Thiago Lacerda. Com o tempo, Thelma se envolve num ?quadrilátero? amoroso com esse filho do patrão, que namora Simone, de Christine Fernandes. Jorge também passa a ter um caso com a atirada Sandra, de Danielle Winits, que é justamente irmã de Thelma. ?Mas minha preocupação agora não é isso. Além de aprender a decorar, estou tentando passar tudo com naturalidade. Nossa, como é complicado!?, constata.

A ostensiva simplicidade de Grazi está sempre evidente. Até quando a ex-repórter do Caldeirão do Huck assume o quanto está apavorada com o bombardeio de críticas que já está recebendo antes mesmo de sua personagem aparecer na trama. ?Vai ser uma barra pesada. Mas minha vida sempre foi difícil mesmo. A diferença é que agora ela tem glamour?, avalia, abrindo um sorriso rasgado.

E esse glamour não está só na nova carreira como atriz. Grazi, que trabalha como modelo desde que conquistou o título de miss, aproveitou o tempo livre antes de começar a gravar a trama para renovar alguns contratos publicitários e fazer campanhas, como da sandália Azaléia. Isso sem falar que até hoje Grazi autografa as insinuantes páginas da revista Playboy, que estampou a loura na capa em agosto do ano passado. ?Ah, eu sou muito magrela. Me disseram que agora vou ter de malhar. Isso é um problema. Sou tão preguiçosa! Mas sou forte e corajosa, senão não estaria aqui?, avisa, sem disfarçar o sotaque interiorano.

* Páginas da Vida – Globo -21h – De segunda a sábado.