Para celebrar a cobertura do primeiro título mundial de futebol do Brasil, a Rádio Nacional criou um site especial que retrata a história do futebol brasileiro. Criada em 12 de setembro de 1936 a emissora já registrou momentos inesquecíveis, dentre eles a conquista da taça na Copa do Mundo de 1958 pela seleção brasileira.

O projeto de resgate tem características bem peculiares e foi desenvolvido com participação da equipe da Agência Brasil. Além da diagramação, baseada na capa do jornal Última Hora, que data de 30 de junho de 1958, a página tem arquivos exclusivos, como a narração original da final em que a seleção conquistou o título, trechos da partida em vídeo e documentários. Matérias e fotos da época também fazem parte do acervo disponível no site.

A idéia inicial surgiu quando a equipe de jornalismo da rádio começou a discutir a transmissão do jogo amistoso que acontecerá em comemoração aos 50 anos da partida. A Rádio Nacional teve papel preponderante em 1958 para unir o país nas transmissões dos jogos. Por isso, agora, a intenção do site foi resgatar toda essa memória e começar a consolidação da rádio na internet, contou o coordenador de Interatividade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Emerson Luis.

A história da rádio passa por muito momentos da história do Brasil. A Rádio Nacional já foi uma das maiores emissoras do mundo. Definimos padrões de cobertura jornalística, lançamos estilos, participamos da criação de costumes, como os das radionovelas, e vivemos tudo isso com o Brasil. Agora, após o processo de revitalização, chegou a hora da convergência digital afirmou Edna Dantas, chefe da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

O amistoso comemorativo entre Brasil e Suécia acontecerá em Londres, dia 26 de março, e será transmitido ao vivo pela Rádio Nacional. O site especial pode ser acessado nos endereços: www radionacional.am.br ou www.radionacional.fm.br.