Está com problemas no seu relacionamento? O escritor Steven Carter dá várias dicas de como manter um bom relacionamento a dois. Ele esteve ontem na Livrarias Curitiba, no centro da capital, lançando dois livros sobre o assunto, Homens gostam de mulheres que gostam de si mesmas e O que toda mulher inteligente deve saber.

O escritor americano garante que, antes de mais nada, para se obter sucesso num relacionamento é preciso gostar de si mesmo, para aí sim, partir para uma vida a dois.

“É preciso ter um bom relacionamento consigo mesmo. Se o homem ou a mulher, se olha na frente do espelho e vê uma pessoa triste, abatida e sem amor, deve-se imediatamente começar a mudar essa postura. Qualquer relacionamento começa com o amor próprio. A partir do momento que a pessoa se valoriza e deixa de esconder quem realmente é, torna-se muito mais fácil para se manter em um relacionamento.”

Carter afirma que as pessoas costumam reclamar de seus parceiros sem antes fazer uma auto avaliação de como elas mesmas lidam com o relacionamento. “É preciso verificar qual é a postura que tomamos quando estamos ao lado de alguém para, a partir daí, discutir os motivos das brigas”, explica.

De acordo com o americano, a internet pode ser, a princípio, uma boa ajuda para quem procura um relacionamento estável. “A internet é boa, mas ao mesmo tempo ruim. Ela ajuda os tímidos nos primeiros momentos, mas um dia, o encontro real irá acontecer, e a pessoa não terá base para caminhar no relacionamento. Pessoas que se conhecem pela internet não têm uma história concreta como aqueles que estudaram juntos, ou moravam em lugares próximos. Acredito que o relacionamento que começa pela internet é louco, não existe o contato, o olhar a sedução que são essenciais para a vida a dois”, afirma.

Steven Carter é mestre em Educação e Psicologia, mora em Los Angeles, nos Estados Unidos. É conhecido como uma das principais autoridades sobre assuntos de relacionamento e temas que envolvem o compromisso e transtornos de personalidade.

Ao todo, já teve mais de vinte livros publicados, destes, sete viraram best sellers mundiais. O que toda mulher inteligente deve saber, por exemplo, já vendeu no Brasil cerca de 350 mil exemplares, e continua há 80 semanas na lista dos mais vendidos.