No dia 5 de abril, às 20h, Curitiba recebe a pianista suíça Luísa Splett para única apresentação, no Sesc Passo da Liberdade. O recital, que encerra a programação da turnê brasileira da musicista, possui em seu repertório peças de Schubert, Frey, Mendelssohn,e Mussorgsky. A turnê de Splett pelo Brasil incluiu passagens por Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória. Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares na bilheteria do espaço.

Internacionalmente reconhecida por seu talento, Splett já se apresentou em diversos países da Europa, América do Sul e Estados Unidos, inclusive no Carnegie Hall de Nova York. Possui uma sólida formação, tendo estudado no Conservatório de São Petersburgo (Rússia), Universidade Maior (Chile) e na Musikhoschschule de Zurique (Suíça).

Nascida em Winterthur, na Suíça, o interesse pela música surgiu ainda na infância, quando iniciou seus estudos aos cinco anos de idade. Aos 14, como integrante do trio “Da Capo”, conquistou seu primeiro prêmio no Jecklin Festival em Zurique. Em 2004, foi premiada no Concurso Internacional Claudio Arrau no Chile.

O programa

O repertório escolhido traz peças de compositores importantes da história da música, como Schubert, Mendelssohn e Mussorgsky, mas também do suíço Emil Frey, que é ainda pouco conhecido no Brasil. Nascido em Baden, o compositor estudou na Rússia, França e Bélgica. Ao longo de sua carreira dividiu-se entre a composição e o ensino, lecionando durante seus últimos anos de vida na Universidade de Artes de Zurique. Na turnê, a pianista irá interpretar as “Variações sobre um tema hebreu. Op. 1”.

Outro destaque do programa são os “Quadros de uma exposição” do russo Modest Mussorgsky. A obra, composta em junho de 1874, foi inspirada na exposição do pintor Viktor Hartmann, um amigo do compositor que havia falecido precocemente. Como homenagem, Mussorgsky traduziu em música os quadros de Hartmann, que abordavam os mais variados temas do cotidiano e imaginário russo, como gnomos, castelos medievais, mercados e até o nascimento de pintinhos. Embora tenha obtido pouco sucesso durante sua estreia, a peça exerceu um profundo impacto em compositores do início do século XX, como Debussy e Ravel, e hoje é presença constante nas salas de concerto.

Serviço:
Curitiba – 05/04/2017 – Sesc Liberdade
Horário: 20h
Endereço: Praça Generoso Marques, 189. Centro
Informações: (41) 3234-4200