Foto: Divulgação

Alunos da escola Bolshoi apresentam dança chinesa.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove no dia 30 de maio, no Tuca, uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O espetáculo inédito no Paraná é  Divertissement, fragmentos de balés clássicos. A Escola Bolshoi se apresenta na PUCPR a convite da Orquestra de Câmara da PUCPR, que mantém desde 2005 um convênio de cooperação com a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC). A parceria permitiu apresentações conjuntas em países da Europa e também no Teatro Bolshoi, durante turnê pela Rússia no ano passado.

Nesta passagem da Escola Bolshoi por Curitiba não haverá a participação da Orquestra de Câmara da PUCPR. Para o espetáculo, que vai contar com um elenco de 17 alunos bailarinos, serão exibidas variações e pas de deux das obras Don Quixote; La Bayadère, O quebra-nozes, A esmeralda e Chopiniana.

A Orquestra de Câmara da PUCPR foi criada em 1999 com o objetivo de difundir dentro e fora da PUCPR a apreciação pela boa música, além de oferecer oportunidade de aperfeiçoamento a jovens músicos. Formada pelos melhores músicos da nova geração de Curitiba (muitos deles alunos e ex-alunos da PUCPR), a orquestra se dedica a inovações artísticas e apresentações musicais.

Escola do Teatro Bolshoi

Há sete anos atuando no Brasil, a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi vem revelando talentos para a arte e consolidando a formação de crianças e jovens das mais variadas camadas sociais. Um projeto único no mundo. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. No ano de 2007, conta com 317 alunos vindos de 100 cidades brasileiras e 22 estados, além de cinco países. Um orgulho para o Brasil que desenvolve arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição.

?Bolshoi?, que em russo quer dizer ?grande?, simboliza o tamanho de um sonho: tornar o mundo mais humano. Este contexto só se faz com trabalho, arte e educação.

Serviço

Divertissement, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – dia 30 de maio (quarta-feira) no Tuca, Campus da PUCPR Curitiba, às 20h. Ingressos: R$ 10,00 (preço único). Informações (41) 3271-1515.