A Fundação Cultural de Curitiba promove novas apresentações teatrais de sua tradicional programação infantil de final de semana, com espetáculos gratuitos de bonecos no Bondinho e nos teatros do Piá e da Maria. No sábado (18), às 11h, o Bondinho (Rua das Flores) sedia a montagem ?Luvazine?, de Jorge Miyashiro. Para o domingo (19), estão agendadas duas sessões de ?O Trem de Ninguém?, de Bernardo Grillo: a primeira no Teatro do Piá (Praça Garibaldi), às 11h, e no período da tarde, a partir das 16h, no Teatro da Maria (Parque Barigüi). 

O espetáculo ?O Trem de Ninguém? propõe, por meio de jogos de cena, a solução de problemas cotidianos. Com direção, texto, roteiro e manipulação de Bernardo Grillo, os bonecos são personagens de situações recheadas de surpresas, suspense e muitas brincadeiras. O poema ?Trem de Ferro?, de Manoel Bandeira, foi especialmente musicado para a peça, com o objetivo de reforçar a proposta lúdica da palavra. Num cenário composto por estação de trem e bilheteria, movem-se bonecos em variadas técnicas de animação, representando maquinista, foguista, cantor e bailarinos que convidam a rir, sonhar e resolver o problema de um trem que não quer sair do lugar.

Em ?Luvazine?, Jorge Miyashiro confirma-se como um dos mais originais bonequeiros e um dos melhores manipulares de luva de Curitiba. O espetáculo, especialmente criado para a temporada 2006 de teatro de bonecos da Fundação Cultural de Curitiba, divulga a delicada arte da interpretar por meio de atores-bonecos. Com personagens como um macaco, um gato e um coelho, Miyashiro desperta nas crianças o interesse pelo teatro.
  
Serviço
Programação gratuita de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba
Agenda:
Dia 18.03.06 (sábado), às 11h
Bondinho (Rua das Flores)
?Luvazine?, de Jorge Miyashiro
 
Dia 19.03.06 (domingo), às 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, nº 7)
?O Trem de Ninguém?, de Bernardo Grillo
 
Dia 19.03.06 (domingo), às 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 160 ? Parque Barigüi)
?O Trem de Ninguém?, de Bernardo Grillo