Pela primeira vez, o Festival de Curitiba vai abrir espaço para a discussão do teatro de rua. Acontece hoje, no Teatro Novelas Curitibanas o debate “O ator e o espaço de rua”.

Os convidados são Marcelo Bones, diretor da área de Teatro na Fundação Nacional das Artes Cênicas (Funarte); Alexandre Matte, professor da Unesp, pesquisador e historiador de teatro, Mestre e Doutor pela USP; Chico Pelúcio, ator do grupo Galpão de Minas Gerais e curador do Teatro Novelas Curitibanas para o Festival de Curitiba; Paulino Viapinana, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; e Walter Lima Torres, representando a Universidade Federal do Paraná.

O objetivo do evento é discutir a ocorrência do teatro em espaços abertos e a relação do ator com esse universo, pouco explorado na capital do Paraná. “Muitos grupos de rua participam do Festival de Curitiba e são responsáveis pela atmosfera de cultura da cidade neste período do ano, mas não há, por exemplo, um edital dirigido a essa modalidade de arte.

“Muitos grupos de rua participam do Festival de Curitiba e são responsáveis pela atmosfera de cultura da cidade neste período do ano, mas não há, por exemplo, um edital dirigido a essa modalidade de arte. Para  o desenvolvimento do teatro de rua é fundamental que existam políticas públicas adequadas, pois o teatro de rua democratiza o bem cultural, e, por não cobrar ingresso, tem uma subsistência realmente difícil”, comenta Ana Rosa Tezza, integrante do Grupo Arte da Comédia e do Núcleo de Pesquisa de Teatro de Rua (RBTR).

Será uma oportunidade para resgatar o papel do teatro como diversão e formação de público e também as políticas de incentivo a esse tipo de arte. Após a explanação de cada componente da mesa, o público pode e deve participar, contribuindo para o debate sobre os mais diversos aspectos do teatro de rua.

O evento tem entrada franca e é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas de Teatro de Rua, da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) com apoio do Grupo Arte da Comédia e do Festival de Curitiba.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE CURITIBA – Mesa redonda “O ator e o espaço de rua”

Com Marcelo Bones, Alexandre Mate e Chico Pelúcio.

Dia 19 de março, das 10h às 13h

Teatro Novelas Curitibanas – Rua Carlos Cavalcanti,1222 – São Francisco.

Telefone: (41) 3321 3358

Entrada franca